Este domingo, “Dia das Mães”, será triste

Professora Bebel

 

As mães do Brasil estão tristes. Elas choram as perdas de seus filhos e filhas. Elas sofrem com a tragédia do nosso país.

As mães brasileiras também se revoltam, porque essa tragédia, provocada pela pandemia do coronavírus, poderia ser evitada ou minimizada, mas quem poderia fazê-lo agiu e age para torna-la ainda mais profunda e dolorosa. Um genocida está infelicitando todas as mães desse país. Isso dói muito em todos nós.

Por culpa de um irresponsável, que não dá valor à vida, as mães do Brasil estão em luto.  Chora Dona Dea, mãe do ator Paulo Gustavo, que tão prematuramente a covid-19 levou, porque a vacina não chegou a tempo de salvar o seu filho. E choram ainda mais as mães pretas e pobres das nossas periferias, onde além da covid, morre-se também de fome, porque governos insensíveis não garantem auxílio emergencial com valores que minimamente para dar de comer a seus filhos.

E, no entanto, é no amor dessas mulheres guerreiras que todos os filhos encontram amparo. Em meio à dor, brota a dedicação incondicional à vida. E dessa força poderá vir a esperança de dias melhores.

O Brasil está cansado de sofrimento. O povo está cansado de Bolsonaro, seu desprezo pela vida, sua incapacidade de cuidar de quem mais precisa. Aos poucos a dor se transforma em indignação e vamos nos somando, mães e filhos, na busca por uma saída que nos faça voltar a sorrir e a sonhar.

Que esse “Dia das Mães” possa ser mais um passo nesse caminho de esperança. Que mesmo na distância física imposta pelo isolamento social, possamos nos aninhar nos colos de nossas mães e nas doces lembranças das que já não mais estão entre nós, para recuperar o fôlego que nos quiserem tirar e recomeçar a nossa caminhada.

A todas as mães, biológicas, de criação, adotivas e adotadas um “Dia das Mães” pleno de afetividade, de amor e de renovação dessa fortaleza que só as mães conseguem ser.  Tenho muito orgulho de ser mãe da Maria Manuela e em nome da minha mãe, Maria Pereira Rocha Noronha, cumprimento a cada mãe nesta data que simboliza todo o nosso carinho pelas nossas queridas mães. Um beijo carinhoso a você, mãe!

_______

Professora Bebel, deputada estadual pelo PT, presidenta da Apeoesp, líder da bancada do PT na Alesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima