Bairros do São Judas e dos Alemães: transformações urbanas recentes

Barjas Negri

 

O espaço formado pelas avenidas Carlos Botelho, Independência e Saldanha Marinho, acolhe dois importantes bairros de Piracicaba: Alemães e São Judas. Os dois passaram por transformações e modernizações urbanas recentes.

No passado, o São Judas, por exemplo, tinha como referência a Igreja do São Judas, com sua construção imponente. Mas com o tempo, o bairro foi ganhando bons equipamentos sociais: EE Mello Moraes, o Centro de Reabilitação, o Fórum Municipal, a Apaspi e o Clube de Bocha Floresta. Tudo isso contribuiu para a valorização do adensamento urbano. No limite o campus da Esalq/USP poderia ser incluído na região.

Neste século, enquanto prefeito, pude acompanhar uma nova e expressiva expansão urbana, mediante o surgimento de novos condomínios verticais, quatro dos quais em construção, gerando um adensamento ainda maior na região.

O setor público tem dado sua contribuição com a construção e implantação da sede do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros, a sede do Ministério Público Federal e da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal. Todos esses equipamentos estão funcionando e atendendo a população.

O que mais tem se destacado são os investimentos constantes e expressivos do setor privado nas três importantes avenidas, consolidando-as como corredores comerciais e de serviços, com destaque para a rede de gastronomia, rede bancária (Itaú, Bradesco e Santander) e, mais recentemente, com a instalação de agências da Caixa Econômica Federal e do Sicred, rede de farmácia, hotel, novas igrejas, academias, seguradoras etc.

Também merece registro, neste triângulo de avenidas, as modernas lojas, padarias, restaurantes, lanchonetes e lojas de revenda de veículos. Tudo isso contribuiu para mudar a paisagem urbana e a vida diurna e noturna dos dois bairros, que passaram a atender com seus serviços toda a cidade.

Quem tiver a oportunidade de circular a pé – depois da pandemia – ou de carro por trechos dessas vias, vai perceber a mudança arquitetônica dos prédios antigos, que receberam expressivos investimentos em arquitetura moderna, dando abrigo a uma grande rede de estabelecimentos comerciais e de serviços, gerando centenas de empregos e renda. Gradativamente, a av. Carlos Botelho vai se transformando na “av. Paulista” de Piracicaba.

Esses investimentos de empresários de Piracicaba, da região ou do Estado, ajudaram a dinamizar o comércio dessa área, contribuindo para ampliar e descentralizar atividades comerciais e de serviços do Centro para o São Judas e Bairro dos Alemães. A Prefeitura, com isso, levou também melhorias para esses bairros, com investimentos no trânsito, iluminação e instalação de câmeras de monitoramento (BBB).

De maneira geral, parte desses investimentos foi orientada pelas diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento dos últimos 20 anos, que foi sendo adaptado e melhorado ao longo do tempo, seguindo as exigências da evolução urbana da cidade.

_____

Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima