O vereador Cássio Luiz, o Cássio Fala Pira (PL) protocolou, segunda-feira (3), na Câmara Municipal, um requerimento solicitando mais médicos para atendimento às Upas (Unidades de pronto atendimento) dos bairros Vila Sônia e Vila Cristina.
O parlamentar considera que atualmente na cidade de Piracicaba, temos apenas as duas Upas mencionadas para atendimento emergencial, e que as Upas dos bairros Vila Resende e Piracicamirim, no COT (Centro de Ortopedia e Traumatologia) estão atendendo exclusivamente casos de Covid-19.
“O que resta são apenas as duas Upas, da Vila Sônia e da Vila Cristina, para atender a demanda de toda a cidade, causando filas e grande demora no atendimento. Foi pensando na população que tem sofrido muito nas filas das UPAS que elaboramos este requerimento”, reitera o parlamentar, em propositura que entrará na reunião extraordinária desta quinta-feira (6).
COLCHÕES
No mesmo dia, o parlamentar também protocolou requerimento que solicita do Executivo a aquisição de colchões pneumáticos para prevenção de feridas, úlceras de pressão para pacientes em leitos de UTI (Unidade de Atendimento Intensivo).
A verificação é que pacientes entubados em leitos de UTIs permanecem por muito tempo na mesma posição, criando lesões, como sérias feridas de pressão. Além da complicação de recuperação da ferida (escara), ela é uma porta de entrada para infecções que aumentam o tempo necessário de cuidados de enfermagem e consequentemente os custos, sem contar o aumento da taxa de mortalidade para alguns pacientes.
“Os colchões pneumáticos requisitados apresentam canais cheios de ar, que alteram entre enchimento com ar e descompressão, melhorando a circulação e evitando úlceras de compressão. Algumas cidades da região já estão fazendo o uso deste equipamento nas UTIs”, destaca o parlamentar, no teor do requerimento.