A Prefeitura de Piracicaba, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), já aplicou 2.362 doses da vacina contra Covid-19 em profissionais da educação das redes municipal, estadual e particular com 47 anos ou mais até a última sexta (30). Isso equivale a 74% dos profissionais contemplados nesta fase, estimados em 3.176. Esse público está sendo vacinado desde o dia 13/04.
Desde quarta (5), os profissionais da educação que receberam a 1ª dose há mais de 21 dias podem tomar a 2ª dose, com base no agendamento feito no site VacinaPira. Aqueles que já foram validados pelo Estado, mas ainda não tomaram a 1ª dose da vacina, devido à dificuldade de emissão do QRCode no site do Governo do Estado, também serão vacinados. A vacinação desse público será feita no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. Para tomar a vacina, os profissionais da educação devem levar o QRCode fornecido após a validação do cadastro pelo Estado.
A iniciativa de vacinar os profissionais da educação no Estado de São Paulo visa tornar mais segura a retomada das aulas presenciais. Os profissionais se cadastraram em plataforma do Governo do Estado (https://vacinaja.sp.gov.br/educacao) e foram validados pela Diretoria Regional de Ensino com base nos dados fornecidos pelo profissional (como nome da escola, rede se ensino, município e cargo ocupado).
De acordo com a Diretoria Regional de Ensino, que controla a validação de cadastros no Vacinaja, site do Governo do Estado, o município tem cerca de 3.000 profissionais contemplados nessa fase, sendo que a Rede Municipal de Ensino conta com 1.237 profissionais da educação com essa idade.