Proposta prevê a implantação de hortas urbanas em escolas

Silvia Morales e Nancy Thame visitaram as escolas no último dia 29 – CRÉDITO: Assessoria Parlamentar

A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, esteve na manhã de quinta-feira (29), junto com a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, em duas escolas estaduais a fim de verificar a possibilidade de implantação do projeto “Hortas Urbanas”, que visa à integração entre os convívios escolar e comunitário em prol da agricultura sustentável e do meio ambiente.

As visitas foram nas escolas estaduais “Dr. João Sampaio”, no Jardim São Paulo, e “Professor Attilio Vidal Lafrata”, no Costa Rica, e, na ocasião, foram discutidas propostas de melhorias. Na avaliação da parlamentar, as hortas urbanas, quando implantadas em estabelecimentos de ensino, ganham papel especial na alimentação e segurança nutricional dos alunos, que podem contribuir com o plantio e a manutenção da área, interagindo diretamente com o meio ambiente.

Além disso, a inserção da educação ambiental na prática pode ser trabalhada de maneira transversal na grade curricular, de modo a expandir a conscientização de boas práticas ambientais, agrícolas e nutricionais. “Existe ainda o aspecto de fortalecimento dos laços e da educação comunitária, vínculos que podem contribuir para o bom cumprimento do papel tão importante da escola e da própria educação”, destaca Silvia Morales.

Além das hortas, na escola “Professor Attilio Vidal Lafrata” também foram solicitadas obras para a cobertura da quadra de esportes, cujos encaminhamentos serão direcionados por Silvia Morales.

O corpo de diretoras e docentes das escolas demonstraram interesse e disposição para melhor utilização das áreas ociosas nas unidades —inclusive o mandato coletivo já havia empenhado esforços junto ao Viveiro Municipal que resultaram na doação de terra para ser utilizada na horta comunitária que já está sendo implantada pelos alunos da escola “Professor Attilio Vidal Lafrata”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima