APOSENTADOS
Aposentado residente na zona rural de Piracicaba liga para este Capiau falar com o prefeito Luciano Almeida (DEM) sobre o aumento, que deveria ser desde fevereiro. O aposentado explica, e pede para este Capiau explicar ao chefe o Executivo, que tarifa d’água subiu, a energia elétrica subiu, o IPTU subiu, e assim por diante. Como ficarão os aposentados? O Capiau responde: o Sindicato dos Municipais está trabalhando nesse sentido.
FRANCYS — I
No dia 27/10/2020, durante a campanha eleitoral, a Coronel Adriana (PSL), então candidata a prefeita, buscou a Justiça Eleitoral, para que Francys Almeida (PCdoB), também candidato a prefeito, fosse obrigado a excluir publicação de suas redes sociais. Na publicação, Francys Almeida divulgava que Coronel Adriana não era oposição ao então prefeito Barjas Negri, tanto que recebeu doações de campanha provenientes de empresa ligadas a ele (Barjas).
FRANCYS — II
Nas eleições de 2016, quando Coronel Adriana foi eleita vereadora, ela recebeu R$ 25 mil de Sérgio Luis Botelho de Moraes Toledo, sócio da Equipav. Em primeira instância, o juiz determinou a exclusão da publicação e a instauração de inquérito criminal, fundamentalmente, porque entendeu que a Coronel Adriana recebeu a doação da pessoa física e não da empresa (pessoa jurídica).
FRANCYS — III
Porém, no dia 14/04/2021, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) extinguiu o processo e o arquivou, inclusive deixou expresso que não era cabível a instauração do inquérito criminal. Não houve recurso da ex-vereadora Coronel Adriana e, por isso, não o cabe mais. A defesa de Francys Almeida, vice-presidente do PCdoB, foi pelo advogado Max Pavanello, que, ontem, declarou a Francys: “o objetivo foi alcançado”.
FRANCYS — IV
O mandato da deputada estadual Professora Bebel (PT) trouxe o povo para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo: “É uma alegria e orgulho, para Piracicaba, ter a deputada Professora Bebel, lutando pela Educação e pelo Município”, afirma o vice-presidente do PCdoB na cidade, Francys Almeida, em apoio à professora-deputada. “Que possamos seguir nessa luta e avançando por uma Educação Pública de qualidade, é o nosso desejo”, afirma o comunista Francys, destacando participação de mais de 800 pessoas na plenária virtual.
PERGUNTE
Toda sexta-feira, a partir das 18 horas da próxima (30), o comunicador Edvaldo Brito (Avante) terá um programa especial do deputado estadual Alex de Madureira (PSD). Intitula-se “Pergunte ao deputado”, o que é bom para que o mandato seja cada vez mais popular e que, com isso, traga benefícios coletivos. E vai uma pergunta: qual o limite em reais para as emendas dos deputados estaduais em cada ano?
VISITA
O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) esteve ontem (26) com o prefeito Luciano Almeida (DEM). E, como um dos campeões de emendas ao Orçamento do Estado, às quais todos os parlamentares têm direito, Morais aliviou o chefe do Executivo com mais recursos. E alívio maior: é do Cidadania, partido pelo qual foi eleito o vereador Gilmar Rotta, presidente da Câmara. Não é para Capiau ficar admirado e registrar?!
DEMORA — I
A entrega de obras anunciadas para atender demandas de saúde e educação na região onde se situa o conjunto habitacional Vida Nova é cobrada pelo mandato coletivo A Cidade É Sua, composto pela vereadora Silvia Morales (PV) e por Jhoão Scarpa e Pablo Carajol. Em ofício ao deputado estadual Alex de Madureira (PSD), o mandato coletivo solicita que o parlamentar verifique com o governo paulista o andamento da construção da escola estadual de ensinos fundamental e médio com capacidade para 840 alunos.
DEMORA — II
A unidade deve ser erguida em área na estrada Elias Gabriel da Silva doada ao Estado pela Prefeitura, na gestão do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB). Desde a aprovação do investimento e a assinatura do termo de parceria para o início da construção, no final de 2019, “nada foi executado e, ainda, foi retirada a placa com informações sobre a obra”, apontam os integrantes do mandato coletivo. Demora de 12 meses da Administração anterior e três meses da atual. É preciso acelerar.
ALEX
Os integrantes do Mandado Coletivo A Cidade é Sua (aliás, Nossa!) Silvia, Jhoão e Pablo pedem ao deputado estadual Alex de Madureira que busque com a Secretaria Estadual de Educação esclarecimentos sobre a evolução da obra, com a atualização das datas de início e término, averiguando, inclusive, “a possibilidade de colocação de nova placa com as informações no local”. Sim, novas informações para que o cidadão não fique mal informado.
LEGALIDADE — I
O secretário de Saúde de Piracicaba, Filemon Silvano, explicou ao Grupo de Trabalho da Câmara Municipal os motivos de a Prefeitura não ter repassado as emendas parlamentares que totalizam R$ 700 mil para a Fundação Ilumina. Segundo ele, as emendas foram repassadas ao CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde) da Prefeitura e não do Ilumina e a instituição não apresentou nenhum plano de trabalho para receber os recursos, que devem ser usados exclusivamente para realização de exames.
LEGALIDADE — II
O Grupo de Trabalho criado pela Câmara Municipal de Piracicaba para conciliar o impasse entre a Fundação Ilumina e o Poder Executivo sobre o repasse de emendas parlamentares realizou, na manhã de segunda (26), uma reunião com integrantes da Secretaria de Saúde. De acordo com Filemon, a Prefeitura não pode repassar verbas se a instituição não apresentar um Plano de Trabalho e não pode custear despesas como zeladoria, conta de luz e pagamento de funcionários sem receber contrapartida. Ele informou aos vereadores que a Fundação não apresentou o Plano de Trabalho e, por esse motivo, as verbas não foram repassadas para a realização de exames. “Não faço nada fora da legalidade”, declarou.