Empurrador Hidrovíário, restaurado – Crédito: DivulgaçãoEm fase final da restauração das peças e continuidade do projeto de construção de sua estrutura, o Museu de Logística Luiz de Queiroz completa mais um ano de existência, comemorando novas instalações e exibindo seu acervo de itens marcantes na história da logística no país.
Nos últimos meses, a equipe do Museu tem trabalhado na fase final de restauração do empurrador hidroviário e da locomotiva, que receberam novas pinturas e reformas em seu mecanismo. Outra novidade é em relação ao terreno de exposição, que recebeu calçamento e rampas de acessibilidade, para maior facilidade no acesso às áreas onde serão exibidos os equipamentos históricos.
Atualmente, o projeto conta com apoio de empresas como Raízen, Rumo, Contatto, Transvale e IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), que já realizaram doações de peças como uma carreta vaso de pressão, um caminhão, um empurrador hidroviário, uma locomotiva e uma bomba de combustível, que ficarão disponíveis para visitação do público e apoio às aulas da ESALQ/USP relacionadas ao tema. Algumas empresas de serviços técnicos também colaboraram com o Museu através do Programa Parceiros da ESALQ, oferecendo seus serviços de forma voluntária, como a Gepec Engenharia e a Cirelli Metalúrgica.
Ainda em processo de captação de itens logísticos históricos, o Museu de Logística busca representar os mais diversos tipos de modais de transportes, atendendo às aulas da universidade e promovendo a cultura por meio da restauração de peças que fizeram parte da história do país. Nos últimos meses, o espaço se encontra fechado ao público, uma vez que a Esalq permanece fechada em função da pandemia.