Um inconfidente em Piracicaba

 Noedi Monteiro

 

O Estado executou Zumbi dos Palmares (1630-1695) a 20-11-1695 defensor seiscentista dos direitos civis e humanos dos negros noventa e sete anos antes da defesa de Tiradentes à separação do Brasil de Portugal. Sem cogitar a abolição. Inscritos no Panteão dos Herois da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília/DF recebem, porém, tratamento diferenciado na valorização e nos respectivos feriados. De Tiradentes branco, elitista e de caráter nacional em 21 de abril, respeitam-no, o comércio, a indústria, as instituições, e o civismo. O do negro Zumbi, desqualificado pelo supremacismo branco nos lugares em que é comemorado. Ignorado ou descartado em outros, pelo racismo sistêmico e institucional. “Onde já se viu feriado para e de negro no Brasil?” Repertório do imaginário supremacista. Todavia, há inconfidentes negros. O tradutor de literatura subversiva para Tiradentes, Simão Pires Sardinha (1751-1808) era filho de Francisca da Silva de Oliveira, Chica da Silva (1731-1796) e Manoel Pires Sardinha. Assim como era de sua propriedade, a arma que Tiradentes portava ao ser detido a caminho do Rio de Janeiro. Por influência de sua mãe, Simão Pires fugiu para a Europa incólume. Sua irmã Maria Quitéria da Silva, sua mãe Chica da Silva patrocinadora da inconfidência mineira e Maria de Angola, escrava de Tiradentes representaram o feminismo negro setecentista na questão. A poderosa Chica da Silva livrou-se de qualquer repressão.

Luís Vaz de Toledo Piza (1739-1807), minerador e sargento mor da Vila de São João Del-Rei (MG) foi um inconfidente nos caminhos de Piracicaba. Amigo do capitão-povoador da cidade Antônio Corrêa Barbosa (1732-1791). Comandaram a reabertura do picadão de Piracicaba até a Praça de Iguatemi em 1770, para as bandas da foz do Rio Pardo na Capitania de São Paulo. Inteligentes, preparados e politizados Barbosa e Piza, puseram em dia, as expectativas de seu tempo. Barbosa era natural de Itu/SP e Toledo Piza de Taubaté/SP, Vale do Paraíba. Dividiu com seu irmão Padre Carlos Corrêa de Toledo e Melo (1731-1803), pároco da Vila de São José Del-Rei, em cuja residência, realizou-se a primeira reunião do movimento (08-10-1788), o ativismo. Razão pela qual, o Auto de Devassa, os degreda. Piza para Cambembe, Luanda, África e Carlos, para Lisboa, onde respectivamente morreram. Só não foram executados, graças à influência de seu irmão Frei Antônio de Santa Úrsula Rodovalho (Antônio de Mello Freitas, 1762-1817), bispo de Angola. Bento Cortes de Toledo outro irmão, o pai Timoteo Corrêa de Toledo, este depois de viúvo e duas irmãs de Toledo Piza, tornaram-se religiosos. Dá para imaginar, a influência ideológica e política exercida sobre Antônio Corrêa Barbosa, mesmo que não se tenha tornado, um militante político ou abraçado a causa dos irmãos Toledo, descendentes de bandeirantes? Antônio Corrêa Barbosa morreu em Mogi Mirim/SP, um ano antes do desfecho de Tiradentes. Eles tinham em comum, possuir escravos.

Tiradentes foi declarado Patrono da Nação Brasileira pela lei federal n. 4.897, de 09-12-1965). A data da morte de Zumbi foi oficializada Dia Nacional da Consciência Negra pela lei n. 9.125, de 07-11-1995, art. 2º e Dia Nacional de Zumbi da Consciência Negra pela lei n. 12.519, de 10-11-2011. O calendário escolar inclui 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra” pela lei n. 10.639, de 09-01-2003 e lei n. 9.394, art. 79-B, de 20-12-1996.

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Noedi Monteiro, professor aposentado e historiador, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP)       

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