Para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra Gripe (influenza), na próxima semana, a partir de segunda-feira (19), as unidades de saúde (UBSs, Crabs e USFs) vão fornecer a vacina no período da manhã, das 8h às 12h, nos dias úteis. No feriado de quarta (21), 17 unidades vão aplicar a vacina das 8h às 16h. O grupo contemplado nesta primeira fase da campanha é composto por crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), gestantes e profissionais da saúde.
A vacinação contra gripe começou na quinta (15), no município. A partir deste sábado (17), além das crianças, as demais pessoas do grupo também serão vacinadas. Será realizado um Dia ‘D’ em 17 unidades (confira lista abaixo), das 8h às 17h. Para tomar a vacina é preciso levar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto. Não será necessário fazer agendamento prévio. Em caso de fila na unidade, haverá pessoal da Saúde para organizar e manter o distanciamento social.
A estimativa é vacinar 44.450 pessoas nesta etapa. Para iniciá-la, o município já recebeu 12.560 doses. Os idosos serão contemplados na segunda fase da campanha, pois o MS (Ministério da Saúde) não recomenda a aplicação das vacinas contra Covid-19 e influenza conjuntamente.
FASES
A campanha será composta por três fases, que se estendem até 9 de julho. A segunda fase tem previsão de iniciar, segundo o Governo do Estado de São Paulo, a partir de 11 de maio, quando será a vez dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e dos professores das redes pública e privada. A terceira, com previsão para começar em 9 de junho, vai contemplar pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
COVID-19
O MS não recomenda a aplicação das vacinas contra Covid-19 e influenza conjuntamente. O recomendado é que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19 e respeitem o intervalo mínimo de 14 dias para depois se vacinar contra o vírus influenza, causador da gripe.
UNIDADES
A vacinação neste sábado (17) e no feriado de 21/04 será realizada nas mesmas 17 unidades. Sábado, das 8h às 17h e no feriado, das 8h às 16h.