Covid-19: mais de 1.100 ainda não tomaram a 2ª dose da vacina

Estudos apontam que eficácia da vacina contra a Covid 19 depende da 2º dose – Foto: Prefeitura/CCS

Em Piracicaba, 1.150 pessoas estão em atraso para tomar a 2ª dose da vacina contra Covid-19. Dessas, segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), 488 são idosos e 662 trabalhadores da saúde. A orientação é que a 2ª dose da Coronavac/Butantan seja aplicada em um intervalo de 14 a 28 dias depois da 1ª dose. Porém, já se passaram 28 dias e essas pessoas ainda não tomaram a 2ª. O agendamento da 2ª dose aos que tomaram a 1ª da Coronavac/Butantan até 27/03 está aberto no VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/).

Segundo a SMS, não é possível precisar os motivos do atraso, mas estima-se que possa ocorrer esquecimento, uma vez que a ansiedade e expectativa de receber a 1ª dose da vacina tenham passado. Todas as pessoas, assim que tomam a 1ª dose, recebem – no comprovante de vacinação – a data que devem tomar a 2ª dose para, então, completar a imunização.

Segundo o Instituto Butantan, fornecedor da Coronavac em parceria com a chinesa Sinovac, a vacina é eficaz após a aplicação da 2ª dose. Estudos divulgados sobre a vacina do Butantan apontaram que, após a 2ª dose, a eficácia e segurança dela podem chegar a 62% de eficácia geral para todos os casos e 83% para casos moderados. Mesmo após receber as duas doses não se deve dispensar as medidas de prevenção da Covid-19, que são usar máscara, manter o distanciamento social e higienizar constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

SÁBADO

Com base no agendamento do VacinaPira, neste sábado (17), também haverá aplicação de vacina contra a Covid-19 em Piracicaba.

67 ANOS OU MAIS

Idosos com 67 anos ou mais começaram a receber a 1ª dose da vacina na quinta-feira (15). O município recebeu, na terça-feira (13), 3.430 doses da fabricante AstraZeneca/Oxford para atender esse público.

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Nesta semana também ocorre a vacinação com a 1ª dose dos profissionais da educação com 47 anos ou mais. São contempladas as redes municipal, estadual e particular. No município, cerca de 3.000 pessoas serão vacinadas nesta fase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima