Hormônio do amor: 10 efeitos da ocitocina e os seus benefícios

A ocitocina é conhecida como o hormônio do amor. Mas muitas pessoas ainda desconhecem quais são os efeitos desse hormônio no corpo.

Importantíssimo para várias funções cotidianas do organismo, o hormônio do amor precisa ser liberado em quantidades ideais para manter a saúde em dia.

Para te ajudar a se beneficiar de todos os efeitos da ocitocina em seu corpo, aprenda mais sobre esse hormônio a partir de agora.

Hormônio do amor: quando a ocitocina é liberada no corpo?

A ocitocina é um hormônio que influencia diretamente o comportamento humano. Justamente por isso, é um hormônio que se manifesta em momentos estressantes e situações de convívio social.

Além de atuar diretamente no comportamento social, a ocitocina também tem outros 10 efeitos, são eles:

  •  Melhora as habilidades sociais;
  • Alivia o estresse, regulando o humor;
  • Diminui a ansiedade, contribuindo para maior qualidade de vida;
  • Reduz a agressividade, especialmente no homem aumentando a generosidade;
  • É responsável por estimular o leite pelos ductos mamários durante a amamentação;
  • Facilita o parto normal. Durante o trabalho de parto os níveis de ocitocina no corpo sobem muito para auxiliar a contração uterina;
  • Intensifica a ligação entre parceiros sexuais, além de estar diretamente relacionada ao prazer sexual;
  • Auxilia a lidar com o desejo por drogas, por reduzir a tolerância ao álcool, cocaína e drogas viciantes;
  • Induz o sono, devido ao fato de que a ocitocina promove a sensação de tranquilidade, ocasionando o sono reparador;
  • Auxilia a controlar o apetite, podendo ser útil para quem deseja eliminar alguns quilos extras.

Portanto, o hormônio do amor é muito mais que meramente um hormônio relacionado à área comportamental do cérebro. Sua ação é importantíssima para a saúde e qualidade de vida.

O corpo produz ocitocina?

Sim, o corpo é capaz de produzir esse hormônio, além de ser interessante consumir alimentos capazes de induzir a produção natural de ocitocina.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada, é útil para a manutenção da sua saúde.

Garantindo que todos os hormônios sejam produzidos de forma natural e saudável. No caso da ocitocina, vale a pena investir nos seguintes alimentos especialmente:

  1. Aveia;
  2. Banana;
  3. Milho;
  4. Oleaginosas;
  5. Jabuticaba;
  6. Laranja;
  7. Maracujá;
  8. Vegetais de folhas escuras;
  9. Chocolate com no mínimo 70% de cacau.

Mesmo presente em alguns alimentos, muitas pessoas optam por usar a suplementação deste hormônio, você encontrará ocitocina nasal ou cápsulas.

Dessa forma, seu corpo terá uma produção natural deste hormônio mais elevado. Contribuindo para obter todos os benefícios.

Uma alimentação saudável e equilibrada é responsável por oferecer ao organismo tudo que ele precisa para produzir os hormônios necessários para manter o corpo em equilíbrio.

É possível estimular a produção de ocitocina?

Sim! Poucas pessoas sabem, mas a ocitocina é um hormônio que pode ter a produção estimulada.

Para tal, você pode adotar alguns hábitos saudáveis, como abraçar alguém que você gosta. O abraço é responsável por estimular a produção natural de ocitocina no corpo.

Outra forma interessante de estimular a liberação de ocitocina é cuidando de um animal de estimação.

Cuidar de um animalzinho libera hormônio do amor, fazendo com que você fortaleça seus vínculos com o animal e se sinta muito bem.

Praticar boas ações também irá te ajudar a liberar ocitocina, por isso, quem ajuda o próximo tende a liberar mais hormônio do amor.

Proporcionando uma sensação de satisfação profunda por conseguir efetivamente transformar a vida de outras pessoas a partir de suas boas ações.

Se preferir, a prática de atividade física ao ar livre, em contato direto com a natureza também auxilia na liberação de ocitocina e outros hormônios relacionados ao bem-estar.

Que tal começar a estimular seu corpo a liberar hormônio do amor todo dia?

5 comentários em “Hormônio do amor: 10 efeitos da ocitocina e os seus benefícios”

  1. Dilma Maria Bezerra Vieira

    Por vários razões e doenças psicossomáticas tenho meu organismo tem produzido a ocitocina. É verdade que o abraço, as boas ações que prático, novos lugares e pessoas de bom astral que tenho conhecido, são que tem me trazido alegria (prazer)… Gostaria muito de obter alguma ajuda pra que eu tenha mais informações sobre o assunto, por favor?
    Obrigada e boa tarde!

    1. Eu compro pelo MercadoLivre, 10 ui, 4 x ao dia, tenho depressão, ansiedade e fobia social, e para piorar voltei a fumar , no que notei melhor melhora foi na ansiedade, na fobia social e realmente diminui muito a vontade de fumar…. Experiência pessoal, sempre consulte um médico.

    1. Infelizmente não, no último teste oficial médico realizado, tanto as crianças que tomaram placebo, como as que tomaram a ocitocina tiveram o mesmo desenvolvimento. Fazer mal não irá fazer ( sou terapeuta e tenho um sobrinho autista mas não sou médica) opinião pessoal, se você acha que está ajudando, continue dando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima