Caldeirão Político

HERÓI
O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) disse que Jair Bolsonaro teria virado herói se tivesse centralizado as ações para o combate à pandemia. A declaração foi ontem (12) quando participava de uma reunião virtual com dirigentes da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). Perfeito, Michel.

 

DIREITA
O governo brasileiro cumprimentou o vitorioso nas eleições presidenciais do Equador. Guillermo Lasso, ex-banqueiro, derrotou o candidato da esquerda Andrés Arauz, indicado pelo ex-presidente socialista Rafael Correa. O mapa político da América do Sul começa a mudar? A vaidade muda?

 

ESQUERDA
A esquerda na América do Sul poderá ter, além da Argentina e Venezuela, algum avanço em 2022, com a corrida presidencial no Brasil. Só que, na Esquerda, faltam entendimentos para se formar uma frente contra a Direita. Eis o tema dos partidos que estão em política oposta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de Direita. A vaidade muda?

 

SUPLENTE — I
Tomou posse ontem (12), em substituição ao vereador Laércio Trevisan Júnior (PL), que se recupera da Covid-19, o suplente do Partido Liberal (PL) Antônio Sérgio Rosa de Oliveira, conhecido pelo apelido de “Sérgio da Van”.

 

SUPLENTE — II
Motorista de transporte coletivo de passageiros há mais de 18 anos, Sérgio da Van, morador no distrito de Santa Teresinha, decidiu iniciar na política em 2015 após receber convite de um dos assessores parlamentares do vereador Trevisan. Bom trabalho, nobre edil.

 

TREVISAN
O vereador Laércio Trevisan Júnior (PL) está em sua casa, recuperando-se da Covid-19, e o Capiau envia um abraço especial pela sua saúde, com todos os cuidados, para retornar firme e forte.

 

OUVIDORIAS — I
A obrigatoriedade da implantação de Ouvidorias Públicas foi determinada pela Lei nº 13.460/2017, também conhecida como Código de Defesa do Usuário do Serviço Público, mas ela ainda é desrespeitada por 22,36% dos municípios paulistas, aponta levantamento do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

 

OUVIDORIAS — II
A informação foi divulgada após realização de uma fiscalização durante o mês de março (com exceção da capital). Piracicaba tem Ouvidoria? O Capiau, meio cansado e já idoso, lembra-se que há, mas não foi nomeado nenhum “ouvidor”. Aguardar faz parte.

 

PUXADINHO
Ao que parece, a Secretaria de Educação tem uma mandatária mesmo? A fiel escudeira da antiga secretária agora vai montar a supervisão ao seu estilo. É a informação que corre à solta na secretaria da rua Marechal Deodoro, cujo titular é o professor João Marcos Tomazzielo, de uma vida toda dedicada ao setor.

 

ESCUDEIRA
O Capiau tem nomes de quem, talvez, serão as indicadas: será que estão prevendo o futuro? São videntes? Ou um jogo de cartas marcadas? Coisas da Política e de política. Tem se ouvido, lá: “quem manda sou eu”. E, agora, José? Aliás, João.

 

EDUCAÇÃO — I
De um leitor assíduo, o Capiau recebe cumprimentos: “Parabéns aí pelos serviços prestados à comunidade piracicabana, que num momento tão difícil politicamente e de economia, ainda abre espaço para dar voz ao povo. Povo que sofre e trabalha duro, para pôr o arroz e feijão na mesa todos os dias”. Agradecido.

 

EDUCAÇÃO — II
“Por falar em trabalho duro, podia o nosso ilustre secretário de Educação, João Marcos Tomaziello, utilizar o mesmo espaço e explicar para o nosso povo, qual a real necessidade, em meio a uma pandemia, de contratar 16 funcionários comissionados (sendo que as escolas estavam fechadas até então), se na gestão anterior a pasta operava com apenas cinco comissionados?”, pergunta o leitor.

 

SEM CONTROLE — I
Com base em notícia divulgada pelo UOL, de que São Paulo tem a semana mais mortal da pandemia, com 5.657 óbitos, a presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), diz que o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, não quer enxergar: a pandemia, em São Paulo, está fora de controle e produzindo tristes recordes, semanalmente.

 

SEM CONTROLE — II
Para a Professora Bebel, é precária a estratégia do Governo do Estado de São Paulo, de atrelar o retorno das aulas à fase vermelha aos indicadores de ocupação de leitos, que, aliás, oscilaram para baixo em percentual ainda muito tímido. Para ela, o secretário Rossieli Soares, além de tudo, trabalha como se não houvesse sentença proibindo a volta às aulas no Estado: “Seu desdém com a vida, com o direito e com as instituições beira à loucura. Esta atitude é um total desrespeito à vida humana. Isso é imperdoável!”.

 

ARRUMADINHA
O vice-prefeito Gabriel Ferrato dos Santos (DEM) deve ir para o trabalho em breve, no Edifício do Centro Cívico. “Está arrumadinha, em ordem, a sala do nosso vice-prefeito, que está melhorando cada vez mais com sua saúde”, informa o secretário de Governo, Carlos Beltrame. Todos pensando positivo pelo restabelecimento do professor Gabriel.

 

GÁS
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira a chamada Lei do Gás, que muda o marco regulatório do setor. Conforme a Secretaria-Geral da Presidência, a medida define “as condições legais necessárias para formação de um mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo” e pode servir de referência “para a formulação de outras políticas públicas, com foco na promoção da concorrência”, diz o texto. É a Lei Mendes Thame, projeto apresentado em 2014.

 

PANDEMIA
Confusão e negligência no combate à Covid-19 — destacando-se o Brasil, anota o Capiau — fazem com que a pandemia esteja longe de terminar, mas a situação pode ser controlada em meses com a adoção de medidas de saúde pública comprovadas. Esta é a opinião do diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, segunda (12).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima