A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), realizou a limpeza do Ecoponto do Jardim Santo Antônio. O trabalho teve início no dia 30/03 e foi finalizado na terça, 06/04. Foram retiradas do local 300 toneladas de resíduos da construção civil e restos de poda de árvores, em 64 viagens com caminhões tipo truck da Sedema. O material foi levado à CTR Palmeiras.
Com a limpeza, o Ecoponto do Jardim Santo Antônio já está aberto para o descarte de material, com controle: cada cidadão pode descartar nos ecopontos, por dia, 1 m3.
JARDIM ORIENTE
Em parceria com a Hyundai, Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias e Fundições) e comunidade, a Sedema iniciou ontem, 07/04, a limpeza do Ecoponto do Jardim Oriente.
Só no primeiro dia de trabalho foram retiradas 75 toneladas de resíduos. Após a retirada de todo o material será feita a recuperação das cercas, implantação de câmeras de monitoramento e controle de acesso.
A limpeza do Ecoponto do Jardim Oriente dá início à primeira fase de remoção dos resíduos nos 7 Ecopontos da cidade, que terá a parceria da iniciativa privada, de entidades e comunidade, na campanha intitulada Juntos Somos Mais.
De acordo com Marcos Yassuo Kamogawa, secretário da Sedema, a secretaria não dispunha de orçamento para esta ação, por isso foi em busca da parceria, que irá garantir a cessão de caminhões para remoção do material dos ecopontos. Kamogawa calcula que, ao todo, serão necessárias 750 viagens de caminhão para limpar todos eles. “Solicitamos o apoio das empresas para que pudéssemos remover estes materiais e destinar para os locais corretos e a Hyundai e o Simespi são os nossos primeiros apoiadores nesta empreitada”, comemorou Kamogawa.