Projeto unifica atendimento de pacientes sob custódia policial no Hospital Regional

Vereadora Ana Pavão, no HR, com major Sílvia Mantoani, tenente-coronel Adriano dos Santos e capitão José de Oliveira da PM – Crédito: João Paulo da Silva

Na última segunda (22), a vereadora Ana Pavão (PL) se reuniu no HR (Hospital Regional) com a major Sílvia Andreia Mantoani, tenente-coronel Adriano Manoel Rédua dos Santos e capitão José Donizetti Gomes de Oliveira da PM (Polícia Militar), para apresentar um projeto da criação de Quartos Celas, unificando o atendimento dos pacientes sob custódia policial apenas no Hospital Regional.

Atualmente, o acolhimento da demanda de pacientes sobre custódia policial é realizado em forma de revezamento entre as unidades de saúde hospitalares da cidade de Piracicaba, sendo que a cada 3 meses no ano, os hospitais recebem esses pacientes. Este atendimento em forma de revezamento pode de alguma forma sobrecarregar o plantão policial e até mesmo as unidades de saúde.

A major Silvia inicia a reunião contando sua experiência, onde atuou na cidade Presidente Prudente e a ação que a PM realizava com os presidiários. Ressaltou também sobre a estrutura tanto do hospital como nos atendimentos aos policiais da cidade. “O projeto é encaminhar de forma segura os presidiários em estado crítico, ao Hospital Regional, visto que possui uma excelente estrutura patrimonial, de fácil localização, local mais que apropriado para contemplar esse novo projeto”, comenta.

A major se propôs em trazer junto com o projeto, um treinamento aos envolvidos e o desenvolvimento da metodologia que será aplicada de como realizar o atendimento aos pacientes detentos.

Em conversa sobre o projeto, Maria Clara Marxano, médica do Hospital Regional, relata as dificuldades que o HR tem enfrentado para poder atender pacientes de alta complexidade, pois além da situação financeira em que o hospital se encontra, possuem uma carência de médicos especializados que atendam a demanda complexa, afetando a expansão do Hospital, e como consequência, encaminham esses pacientes ao Hospital Fornecedores de Cana e Santa Casa. “A ideia desse projeto é maravilhosa, só precisamos dirimir alguns obstáculos para poder atender essa demanda”, enfatiza.

A vereadora Ana Pavão analisa o que pode ser feito para ajudá-los nessa expansão, podendo estreitar relacionamento com a DRS-10 e trabalhar arduamente para a captação de emendas estaduais e federais. “Podemos criar um Quarto Cela, estruturar todo o local com escolta policial e desenvolver um trabalho especializado às pessoas privadas de liberdade. Em contrapartida assegurando os demais pacientes e a primazia dos cuidados do Hospital Regional”, ressalta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima