Caldeirão Político

DEPUTADOS
O Parlamento Aberto da Câmara de Piracicaba é, sem dúvida, nota dez. Matérias e entrevistas de primeira linha editorial. O deputado estadual Roberto Morais (CID) foi entrevistado e A Tribuna publica um resumo na edição de hoje, também bem feito. O Capiau pergunta, já que a entrevista é virtual: quando serão entrevistados o deputado estadual Alex de Madureira (PSD) e a deputada estadual Professora Bebel (PT)? Os três — Alex, Bebel e Roberto (por ordem alfabética) — têm domicílio eleitoral em Piracicaba.

 

TRAVÃO
O prefeito Luciano Almeida (DEM) usou muito bem o termo “travão” para explicar que tudo vai ficar parado, com certas exceções analisadas com alguns setores. A Língua Portuguesa é interessante porque, em Portugal, é assim que se entende bem o lockdown (do Inglês), em outras palavras, “parar tudo”. Vamos colaborar, observando-se todas as regras sanitárias em caso de sair de casa.

 

VACINAS
Todas as pessoas que comparecem para vacinação contra a Covid-19, e que mantém contato com este Capiau, têm manifestado que as unidades de saúde estão atendendo com máxima atenção, em harmonia. Em breve, entram os da casa dos 69 e 70 anos. Máscaras, distanciamento social (físico) e vacinas quanto antes. Eis os bons caminhos contra a pandemia.

 

COVARDE
Estão chamando o prefeito Luciano Almeida de covarde, postando vídeos da época da eleição, esquecem que: “Treino é treino, jogo é jogo”. E, ontem, nas redes sociais, há ex-defensores de Luciano que estão criticando. O Capiau espera que manifestem, sim, a opinião, o contraditório, mas deixem a casa sossegada, sem manifestação em frente. Respeito é ótimo em qualquer situação.

 

ENTIDADE
A ACP (Associação Comercial Piracicabana) recomenda a “desobediência civil”, isto é, não cumprir as ordens governamentais. E, ao mesmo tempo, pede que todos respeitem a casa do prefeito Luciano Almeida, sem qualquer manifestação no local.

 

SAÚDE
O Ministério da Saúde informa que, no momento, o maior gargalo para superar a pandemia da Covid-19 é providenciar cilindros de oxigênio. Não foi por pouco que este jornal deu, em manchete, o trabalho do governador João Dória (PSDB) junto a diversas empresas que assumiram compromisso de aumentar a produção e separar mais para os hospitais. Valeu.

 

SINCOP
Em atendimento ao Plano Municipal de Isolamento Social proposto para o combate à pandemia de Covid-19 em Piracicaba, o Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região) estará com todas as atividades suspensas pelo período de hoje até dia domingo (4). Objetivo é preservar vidas.

 

TREVISAN
O vereador Laércio Trevisan Júnior (PL) permanece na UTI da Santa Casa, intubado, mas o quadro de saúde é estável. Que Deus ajude a todos. Também continua internado o ex-vereador José Luiz Ribeiro, o Zé Luiz (SD).

 

OBSCENO
Felipe Martins, assessor especial da Presidência da República, fez gesto interpretado como obsceno pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente da Câmara Alta brasileira. E o Capiau tem certeza de que, em Piracicaba, quando o presidente Gilmar Rotta (CID) estiver em pronunciamento, jamais haverá esse tipo do ridículo de Martins.

 

BARREIRAS — I
A adoção de barreiras sanitárias para reduzir a circulação de pessoas de cidades vizinhas em Piracicaba para conter a proliferação do novo coronavírus não foi descartada pelo secretário de Saúde, Filemon Silvano, ao responder aos questionamentos dos vereadores sobre os nove dias de restrições rígidas que a cidade passará.

 

BARREIRAS — II
Ele participou de reunião, quarta (24), por meio do aplicativo Zoom. “Piracicaba é um polo, as pessoas gostam de vir para os pontos turísticos. O nosso medo é que outras pessoas, das cidades vizinhas, viessem usufruir de nossa cidade durante o feriado. E depois nós pagaríamos as contas”, declarou.

 

CURUL — I
Só há um caso na história do Brasil. Um ministro apenas, Adauto Lúcio Cardoso, despiu sua capa, atirou-a em seu “curul” (cadeira famosa desde a Roma Antiga) e abandonou o recinto, em 1971, porque o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a lei de censura (Decreto-Lei 1077). Eram os tempos do presidente Emílio Garrastazzu Médici. Muitos juristas famosos, como Evandro Lins e Silva, afirmaram que foi um “teatro”. Só que ninguém o repete. Aliás, vale a pena não repetir.

 

CURUL — II
Mas por que esse tema em Capiau de Piracicaba, bem caipira? Só para anotar que, desde Adaucto (assim se escreve seu nome), fáceis os discursos, as teses, referência ao vernáculo e aos eminentes que passam pela Casa. Mas deixar de sentar-se no “curul”, tranquilamente, nunca deixarão. Legalmente, aos 75 anos, ou quando a aposentadoria é integral, com menos idade. O “curul” é confortável.

 

SUPLENTES
O texto deste Capiau sobre os suplentes de vereador, deputados estadual e federal, e senadores, causou incompreensão em parte da Câmara Municipal de Piracicaba. Este Capiau, bem intencionado, precisa aprender a se “comunicar” melhor, para que as ideias sejam transmitidas corretamente. Ontem, por exemplo, a assessoria do vereador Laércio Trevisan Junior (PL) agradeceu a publicação sua e do suplente Sérgio da Van (PL). Vamos em frente, nobres edis.

 

MACHADO
E para encerrar, lembrando que Bento Santiago, o Bentinho, entraria no seminário por uma promessa antiga da mãe, Dona Glória, que jurara fazer o filho sacerdote se ele sobrevivesse ao parto e aos primeiros anos de vida (já que perdera um filho antes de ter tido Bentinho). Afinal, Capitu traiu, ou não, Bentinho? Machado de Assis, mais de cem anos depois, continua a deixar a dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima