A Frente Nacional de Mandatas e Mandatos Coletivos lançou seu manifesto de criação com uma live de apresentação de todos os Coletivos eleitos Brasil afora. O encontro aconteceu nessa terça-feira (23). O objetivo é dar visibilidade a essa nova forma de organização que tem como proposta fundamental a democratização da política no Brasil, através da criação e ampliação de possibilidades de setores minoritários em ampliar sua participação.
Este formato busca apresentar novas formas de vislumbrar a atuação parlamentar e discutir o potencial de representatividade de um mandato nas casas legislativas. A eleição da primeira experiência coletiva no Brasil se deu em 2016 na cidade de Alto Paraíso de Goiás e atualmente já são 23 mandatas e mandatos coletivos eleitos em câmaras municipais de 21 cidades brasileiras e dois mandatos em assembleias legislativas, demonstrando que apesar de recente, o formato vem se difundindo rapidamente no cenário político nacional.
Durante as ações, as mandatas e mandatos irão se manifestar em redes sociais, câmaras municipais e assembleias legislativas, através de pronunciamentos, postagens, informes a imprensa e à sociedade. Para finalizar a mobilização será a realizada uma live, nesta quinta (25), às 19h30 com a participação de estudiosos e parlamentares para debater as possibilidades de avanços democráticos e construção de diferentes formas de atuação legislativa.
O Manifesto da Frente Nacional de Mandatas e Mandatos Coletivos pode ser conhecido pelo link www.bit.ly/frentecoletivas. A transmissão será feita através da Página do Facebook https://www.facebook.com/frentecoletivas e pelo YouTube: https://youtube.com/channel/UCcwxA1NJAL9uaAG5KV-D60Q. A Frente também pode ser acompanhada pelo instagram @frentecoletivas.