CANDIDATOS — I
O Capiau lembra que vários partidos articulam candidatos à Câmara Federal em 2022, e também à Alesp, tanto é que o PSDB — tradicional na cidade — deverá ter o vereador Pedro Kawai e o ex-vereador José Aparecido Longado candidatos; o PSL deverá lançar também, assim como PCdoB, o PT, o Avante, o Patriota, e tantos outros. E o MDB?
CANDIDATOS — II
O MDB deverá ter uma senhora candidata a deputada federal, que sai do ninho tucano, sempre trocando ideias com o ex-prefeito Barjas Negri, que também conversa bastante com o presidente do MDB, Eduardo Pereira, e que já recebeu a visita do coordenador do partido na região, Arlon Viana Lima. Apesar de ela, professora, ter reservado tanto, o Capiau lança: Rosângela Camolese, ex-secretária da Ação Cultural.
COMUNICAÇÃO
O CCS (Centro de Comunicação Social) da Prefeitura Municipal, cujo titular é o jornalista Antonio Carlos Bonassi, elaborou uma bela “tabela” do quadro de secretários municipais e o jornalista Maurício Cantoni enviou para os meios de comunicação da cidade. A Tribuna agradece pelo seu “facilitar”. Ótimo, até pela ordem alfabética.
AGENDAMENTOS
Thiago Florêncio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mogi das Cruzes, entrou em contato hoje com o Centro de Informática da Prefeitura. O objetivo foi parabenizar a atual administração pelo desenvolvimento do sistema eletrônico de agendamentos de vacinas. A ideia de Florêncio é utilizar este sistema como bechmarking em Mogi das Cruzes.
PRORROGAÇÃO
O prefeito de São Pedro, Thiago Silva (PSDB), está entre os primeiros chefes de Executivo municipais no Brasil que prorroga os vencimentos de impostos. Impostos e tributos de abril, maio e junho poderão ser pagos em outubro, novembro e dezembro. Jovem, Thiago já foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e tem experiência na vida pública.
ESPETACULAR
O Programa Esporte Espetacular da Rede Globo exibe neste domingo (21) reportagem gravada no último dia 8, no Aeroporto Pedro Morganti, quando a paraquedista Isabella Castro Moreira, saltou 115 vezes, quebrando o recorde mundial feminino e masculino de saltos durante o dia. O evento contou com a parceria da Prefeitura de Piracicaba e da ABPQD (Associação Brasileira de Paraquedistas).
GÊNERO — I
O Escritório USP Mulheres e a SAS (Superintendência de Assistência Social) lançam neste mês de março a Campanha Moradias estudantis sem violência de gênero, que visa desvelar, nomear e dar visibilidade às diferentes formas de violências de gênero que podem ocorrer no âmbito das moradias estudantis, sejam elas institucionais ou nas repúblicas de estudantes que se formam no entorno de cidades universitárias.
GÊNERO — II
Assim como na sociedade em geral, as moradias estudantis e demais espaços comuns na universidade são ambientes nos quais essas formas de violência, suas desigualdades e assimetrias podem se manifestar. Com caráter informativo e educativo, a campanha conta com seis peças que retratam diferentes violências de gênero com o pano de fundo das moradias estudantis, seguidas da identificação da violência representada em cada história e de orientações de onde buscar ajuda.
GÊNERO — III
Os cartazes serão encaminhados por e-mail ao longo do mês para todos os dirigentes de unidades, órgãos centrais e prefeituras dos campi para ampla divulgação desde o dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Os mesmos podem ser utilizados tanto de forma física — impressos e afixados nos espaços comuns das moradias —, quanto virtual, por meio da divulgação em redes sociais e e-mails institucionais.
GÁS
O deputado federal Domingos Sávio (PSDB/MG) acredita que a aprovação da Nova Lei do Gás — que ocorreu na madrugada desta quarta (17) na Câmara — vai permitir que o Brasil desenvolva o setor de gás natural que, na visão do parlamentar, está em retrocesso e atrasado há décadas na comparação com outros países. O projeto da Nova Lei do Gás é de Mendes Thame, parlamentar por vários mandatos na Câmara Federal.
RAI
Na segunda (15), a vereadora Rai de Almeida (PT) e seu chefe de gabinete, Paulo Borges, estiveram em audiência virtual com o secretário da Sedema (Secretaria de Meio Ambiente de Piracicaba), Marcos Yassuo Kamogawa. A pauta girou em torno de discussões acerca das atividades da pasta, tais como o serviço de poda de árvores realizado pela secretaria – o qual, segundo Rai, muitas vezes é feito de forma incorreta e sem preocupação com a manutenção das árvores.
AGUA — I
Para marcar o Dia Mundial da Água (22 de março), a Escola do Legislativo Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, programou duas atividades. Elas acontecem via aplicativo Zoom e canal no YouTube, nos períodos da manhã e tarde.
ÁGUA — II
No dia 22, das 9h às 11h, acontece a palestra “Protocolo de Monitoramento da Governança das Águas do Brasil”, com o doutorando em engenharia civil Ayri Rando. Das 15h às 17h, está prevista a roda de conversa “Desafios da gestão dos Recursos Hídricos do Município”, com o doutor em ciências ambientais Afonso Peche Filho.
JARDIM
O deputado federal Arnaldo Jardim assumiu na quinta-feira, 18 de março, a vice-presidência da FER (Frente da Energia Renovável). A Frente foi lançada em Brasília para ampliar a relevância dessas fontes e turbinar o mercado nacional. A Frente terá o papel de concentrar, no Congresso, os principais pleitos do setor, envolvendo mudanças legislativas que possam estimular o segmento no País.