ALESP — I
O deputado Carlão Pignatari (PSDB) — como escreveu este Capiau, sábado, que estava escrito nas estrelas — foi eleito presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), na tarde de segunda (15). Com 65 votos entre os 94 parlamentares, o líder do governo João Doria na Casa teve apoio do rival histórico de seu partido, o Partido dos Trabalhadores (PT).
ALESP — II
Como primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia, o deputado Luiz Fernando Ferreira (PT), e como segundo, deputado Rogério Nogueira (DEM), confirmam que o parlamento é, sempre, o contrato do entendimento, a soma e divisão das ideias a um tempo só, respeitando sempre a questão ideológica. Há outros partidos na Mesa. Parabéns, aos 94 parlamentares paulistas, pelo entendimento e ao mesmo tempo pelo debate.
CONSUMIDOR?
Ontem (15) foi comemorado o Dia Internacional do Consumidor, hoje um momento de reflexão. Na qualidade de instituição que busca o equilíbrio e a harmonia nas relações de consumo, o Procon-SP chama a atenção para o momento específico pelo qual passamos e para a necessidade de consumidores e fornecedores discutirem questões como consumo consciente, responsabilidade para exercer nossos direitos e deveres e as dificuldades e desafios impostos pela pandemia. Tudo difícil.
NA JUSTIÇA
O Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) ingressou com ação solicitando autorização para importar vacinas contra Covid-19 aprovadas por agências de saúde internacionais. O objetivo da medida é dar celeridade ao processo de compra dos imunizantes.
EM BRASÍLIA
O prefeito Luciano Almeida (DEM) tem uma reunião agendada no Ministério da Saúde, nesta terça (16). O chefe do Executivo piracicabano visitará algumas embaixadas, visando iniciar negociações para compra de novos lotes de vacinas. Força aí, prefeito Luciano, pois quem está aí está demorando muito.
ALCKMIN — I
Por unanimidade, a 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão de outubro de 2019, que extingue ação do Ministério Público que denunciava o ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-secretário da Fazenda Helcio Tokeshi de improbidade administrativa.
ALCKMIN — II
Ambos, Alckmin e Tokeshi, eram acusados de terem desviado R$ 3 bilhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) para cobrir déficit financeiro do sistema previdenciário estadual (SPPrev), destinado a servidores do Estado, em 2018.
DEFAVARI — I
Ex-prefeito em Rio das Pedras, o empresário Antonio Carlos Defavari já se preparando para iniciar uma nova trajetória política. Deve sair do PSDB e ir para o PSD, com recepção do deputado estadual Alex de Madureira, líder do partido na Assembleia Legislativa do Estado. Em outras palavras, isso significa que Defavari pode sair candidato a deputado federal em 2022.
DEFAVARI — II
A trajetória comercial de Defavari — tradicional família de italianos que se instalou no Município de Rio das Pedras, A Cidade Doçura, em fins do Século XX — começa em Rio das Pedras, mas tem registro especial em Piracicaba, onde foi eleito o “Comerciante do Ano”. Ele e seus familiares instalaram a Padaria do Vovô, na Vila Rezende, a Padaria D’Itália na avenida Armando de Salles Oliveira, por exemplo.
VISITAS — I
O deputado Roberto Morais (CID) — está ótimo de saúde e com todos os esforços no combate à pandemia — lembra que visitou o prefeito Luciano Almeida (DEM) duas vezes e que fará, com os cuidados sanitários, visitas aos secretários de Piracicaba, colocando sempre seu mandato à disposição. “Sou amigo de todos”, lembra o parlamentar em seu sexto mandato. Sexta (19), Morais completa dois anos da operação e garante: “estou ótimo, graças a Deus”. Maravilha!
VISITAS — II
O deputado Morais lembra que já visitou dois secretários municipais: o da Semac (Ação Cultural), Adolpho Queiroz, e o da Semuttran (Transportes), José Vicente Caixeta Filho. Aliás, ontem, Morais comemorava a aprovação da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), projeto que apresentou em 2014. Deixou, agora, de ser Aglomerado Urbano.
VISITAS — III
E o Capiau registra que o deputado Roberto Morais (CID) não visitou o secretário da Administração, Dorival Maistro (DEM), como informou na última coluna. Foi falha de quem presta informação a este Capiau, que não deve, ou não deveria acreditar em todos os seus “focas”. Focou errado, e o Capiau pede desculpas.
SABESP
É fantasiosa a informação divulgada por uma emissora de TV de que o governador João Doria pretende trocar o presidente da Sabesp, Benedito Braga, à frente da empresa desde janeiro de 2019. A informação é de Cleber Mata, secretário de Comunicação do Estado de São Paulo.