Caldeirão Político

DEPUTADOS — I
Os 94 deputados da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) passam este final de semana meio embernados, alguns até com certas assombrações. Todos analisam, pensam, e trocam informações sobre o que está escrito nas estrelas: o deputado Carlão Pignatari — ex-prefeito por duas vezes de Votuporanga, a terra da brisa suave — será eleito presidente da Casa no Palácio Nove de Julho, em São Paulo.

 

DEPUTADOS — II
Carlão, como é carinhosamente chamado, tem 61 anos e será confirmado presidente do maior parlamento estadual do Brasil, na segunda. E este final de semana é propício para movimentação em relação aos inúmeros cargos na Mesa Diretora, além de assessores para deputados em todo o Estado. Muita gente sai dia 16 de março, contente ou triste com o “seu” parlamentar.

 

DEPUTADOS — III
Piracicaba e região terão novidades, muitas. Afinal de contas, poucas cidades no Estado têm três parlamentares estaduais com domicílio eleitoral na cidade, residem aqui, e o Capiau faz citação por ordem alfabética: Alex de Madureira (PSD), Professora Bebel (PT) e Roberto Morais (CID). Quem sai e quem fica nas assessorias?

 

PERGUNTA
Nas redes sociais, o bombeiro Ademir pergunta: fila com aglomerações no Posto de Saúde do Centro (atrás do Mercado Municipal) pode? Isso se chama hipocrisia e o povo de cabeça baixa. É que as ordens são para evitar aglomerações. E agora, José?

 

DESENCONTROS
Além de citar que os assuntos do momento giram em torno de Bolsonaro x Lula e Lula x Bolsonaro, frases ‘chulas’ e de desrespeito da família Bolsonaro com relação à pandemia e de outros casos relevantes ao País, o advogado Mauro Adâmoli adverte que há falta de vacinas e de um plano de contingência para contê-la. E que, também, há muitos desencontros de informações do Ministério da Saúde. Perfeito, doutor.

 

CAMOLESI
Em reunião extraordinária quinta (11), o vereador Paulo Camolesi (PDT) lembrou a todos que o “senhor presidente da República”, no ano passado, afirmou que se a China quisesse vender vacina para o Brasil ela que viesse aqui vender. Boa lembrança do vereador. O Brasil poderia não ser hoje o epicentro da pandemia no mundo, se o governo federal tivesse cumprido sua função de maneira competente. Ponto negativo para o Palácio do Planalto.

 

CONSCIÊNCIA
A vereadora Ana Pavão (PL) leu em plenário, quinta (10), declaração do secretário de Saúde do Estado de São Paulo em que ele comenta sobre a complexidade do atendimento médico dos pacientes vitimados pela Covid-19. Ao final, a vereadora lamentou os ataques desferidos a todos por um “colega”, na última sessão, o qual defende o fim das restrições impostas por Dória. E a vereadora do PL ressaltou, ainda, a necessidade de todos ficarem em casa.

 

PREFEITO
Deve ter valido o alerta que o vereador Cássio Luis (PL) deu ao prefeito Luciano Almeida (DEM) há uma semana, quando disse que “o prefeito precisa tomar posse”. Luciano já compareceu duas vezes às sessões e, ao que parece, começou a falar em público com mais frequência. Importante que, a seu modo.

 

MERENDA
Não é nada oficial, mas já se ventila pelos corredores da Câmara – e este Capiau faz aqui essa fofoca em primeira mão – que o vereador Thiago Ribeiro (PSC) deverá assumir a presidência da CPI da Merenda. Parece que o vereador vai ter trabalho – pois, ao que tudo indica, tem caroço no angu da merenda.

 

POMPEO
Principal articulador da CPI da Merenda, o mais jovem vereador de nossa Câmara, Gustavo Pompeo (AVA) ficou de fora do trio que comandará a comissão dessa CPI. Na última quinta, o vereador entrou com propositura que solicitava alteração no regimento interno da Casa, solicitando que a comissão passasse de 3 membros para 5, o que poderia possibilitar a participação dele no grupo. Sua proposta foi rejeitada pelos nobres edis que compõem grupo próximo ao vereador. Resultado: fogo amigo e Pompeo fora da CPI. Normal em política.

 

CADÊ?
Informam de Brasília que acabou o Zé Gotinha, aquele da propaganda das vacinas. Foi motivo simples: Sua Excelência, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), mandou-o embora porque ele, Bolsonaro, pensou que o Zé Gotinha era petista. O engano foi com a rima — Zé Gotinha é humanista.

 

REALISTA — I
“Estamos em uma das piores crises de saúde e sanitária em nosso País, devemos nos perguntar todos os dias, onde está o Zé Gotinha? Onde estão os leitos do SUS? Onde está o Governo? Onde está o ministro da Saúde? É inadmissível que o presidente desse País continue a minimizar o vírus, incentivar o não uso de máscara, oferecer cloroquina e não comprar vacina”, afirma o jornalista Danilo Telles, ao garantir que é realista.

 

REALISTA — II
E conclui: “Nossos irmãos estão morrendo aos milhares por dia, cadê o amor a fraternidade e a compaixão? Infelizmente virou rotina, parece comum, e pior, virou normalidade esses óbitos, isso não é normal e comum, isso é incapacidade de governar. Defenda a vida dos nossos irmãos e não político de estimação”, arremata Telles, num simbolismo perfeito.

 

QUADROS HISTÓRICOS
Chamou a atenção de funcionários da Sedema o comportamento do titular da pasta, Marcos Yassuo Kamogawa, que sem maiores explicações descartou diversos quadros pintados a mão sobre pontos históricos que são patrimônio da cidade. Se a intenção do secretário era eliminar vestígios do governo Barjas Negri, tomou uma atitude errada, uma vez que os quadros que foram doados por um munícipe são de décadas passadas.

 

ENCONTROS
Chamou a atenção nos bastidores da política o recém encontro que o secretário de Administração, José Dorival Maistro (DEM), teve recentemente com o deputado estadual Roberto Morais (Cidadania). A estranheza é porque Morais não integra a base de apoio do atual governo municipal.

 

PRESTÍGIO?
Apesar de estar lotado no Semae, o ex-vereador Serginho Setten, por ser o presidente do DEM, a avaliação de quem é da política é de que ele não assumiu um cargo à altura do esforço que fez, como articulador, para preparar o partido e garantir a possibilidade do prefeito Luciano Almeida ser candidato e vencer as eleições municipais. Coisas da política e já passadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima