Serviços digitais do Poupatempo crescem em 2021

Há um ano, desde o primeiro fechamento temporário de todos os postos, como medida de prevenção à Covid-19, o Poupatempo investiu na ampliação e aprimoramento dos serviços digitais, possibilitando aos cidadãos resolverem suas necessidades sem sair de casa, pelo celular ou computador.

Desde então, o programa aumentou de sete para os atuais 130 serviços eletrônicos ofertados à população. Entre as novidades, destacam-se as funcionalidades ligadas à vacinação contra a Covid-19, serviços da CDHU e acompanhamento da renovação de CNH. Pelo aplicativo Poupatempo Digital, todo cidadão paulista pode realizar o pré-cadastro para tomar a vacina, o que reduz em até 90% o tempo de permanência no local de imunização. Outra facilidade oferecida no app é a Carteirinha de vacinação, que apresenta dados sobre a aplicação de quem já foi imunizado, tanto da primeira quanto da segunda dose da vacina.

Assim como ocorreu em diversas outras áreas, o digital se tornou uma realidade no dia a dia do Poupatempo e vem crescendo significativamente. “Atualmente, as plataformas digitais já são responsáveis por mais de 70% de todos os atendimentos prestados. Isso mostra que além de seguros, os canais eletrônicos do programa são eficientes e simples de serem acessados pela população”, explica o diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, que administra o Poupatempo -, Murilo Macedo.

A praticidade, segurança e agilidade em concluir serviços na palma da mão são os responsáveis pelo sucesso do atendimento online. Lançado em maio de 2020, o aplicativo Poupatempo Digital já foi baixado por mais de 4 milhões de usuários em 10 meses e atende mais de 90% dos serviços feitos eletronicamente. Dos 4,6 milhões de serviços prestados pelo programa nos primeiros meses deste ano, mais de 3,1 milhões foram feitos pelo celular, usando o app, cerca de 300 mil pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br e em totens de autoatendimento, e outros 1,2 milhão nos postos, de forma presencial.

Neste momento, em que todos os postos estão fechados, devido à reclassificação do estado para a fase vermelha do Plano São Paulo, alguns dos atendimentos mais solicitados no Poupatempo já estão disponíveis nas plataformas digitais, com a mesma praticidade e rapidez encontrada nas unidades. Entre as principais opções, estão, por exemplo, renovação e segunda via de CNH, consulta de multas e de pontuação na CNH, Carteira de Trabalho, seguro desemprego, Licenciamento e transferência de veículos.

Essa nova forma de atendimento, com ênfase no digital, será permanente e a meta do Poupatempo é oferecer 180 opções on-line ao final deste ano, e chegar a 240 até o término de 2022. “O foco nos serviços eletrônicos possibilita ao Estado estar cada vez mais próximo do cidadão, pois é um jeito fácil e rápido de o usuário ter o que precisa, evitando gasto de tempo e dinheiro com deslocamentos desnecessários”, acrescenta o diretor Murilo Macedo.

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