Material reciclável: Trevisan sugere parceria com novas cooperativas

Vereador Trevisan reuniu-se com o secretário Marcos Kamogawa – Crédito: Assessoria Parlamentar

O vereador Laércio Trevisan Junior (PL) reuniu-se quinta (4) com o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Marcos Yassuo Kamogawa, para discutir ações relacionadas aos ecopontos e a inclusão de novas cooperativas para a triagem e destinação de materiais recicláveis.

Trevisan Jr. é autor da indicação 851/2021, que sugere ao Executivo a terceirização dos ecopontos da cidade. “São notórios os problemas de gerenciamento, administração e manutenção em alguns ecopontos, como descartes irregulares, acúmulo excessivo de resíduos, incêndios, ausência de funcionários e demora na limpeza desses espaços.”

Segundo o parlamentar, a terceirização dos ecopontos possibilitará a melhor organização e otimização dos serviços, a reestruturação dos espaços, a correta separação dos materiais em contêineres e caçambas (inclusive separando os recicláveis passíveis de geração de renda), o controle de entrada e saída de materiais e a presença constante de um controlador de acesso, além de eficiência na limpeza desses espaços.

Kamogawa disse que a Sedema está realizando estudo visando à reorganização dos ecopontos e que, nesse primeiro momento, a ideia é fazer a limpeza geral de todos eles (começando pelo do Jardim Oriente, tendo em vista os últimos acontecimentos no local) e mudar a forma de gerenciamento e reestruturação, com a disponibilização de contêineres e caçambas para a correta separação de cada tipo de material.

Outro assunto abordado na reunião foi a viabilidade de inclusão de novas cooperativas para recebimento, triagem e destinação de materiais recicláveis, tendo em vista que a única cooperativa que atualmente recebe o material não consegue atender à demanda de toda a cidade. “Segundo informações, apenas 10% do material estão sendo devidamente reciclados, enquanto os demais 90% estão sendo encaminhados para o aterro”, disse Trevisan Jr.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima