Grupo Andaime Teatro realiza ciclo de debates a Pinacoteca Municipal

Nesta quarta (3), a peça “Lugar onde o peixe para” será exibida no 6º FestKaos – Crédito: Divulgação

Nesta quarta (3), na quinta (4) e na sexta-feira (5), acontece na Pinacoteca Municipal, um ciclo de debates sobre o fazer teatral com o Grupo Andaime Teatro. As atividades estão programadas para ter início às 15h e tem entrada franca. Trata-se de um projeto de contrapartida ao apoio recebido, para a manutenção do espaço Ponto de Cultura Garapa, do Edital Aldir Blanc-Inciso II e que tem como proponente a Associação Cultural Arte.

Cada encontro terá duração de duas horas e terá como mote as pesquisas realizadas pelo Grupo Andaime, sobre a cultura caipiracicabana, e que resultaram em espetáculos como “Lugar onde o peixe para”, “As Patacoadas de Cornélio Pires” e Nonoberbo Nonemorto”, entre outros. Essa pesquisa é fundamentada na tradição oral e o grupo trabalha na perspectiva de reorganização da memória da cultura local. A atividade é voltada a jovens em idade escolar, artistas e demais interessados.

A programação terá no primeiro dia o tema “A pesquisa teatral a partir da tradição oral”; no segundo encontro será tratado “A concepção do espetáculo teatral a partir da tradição oral” e encerrando as atividades será debatido o tema “A criação da personagem teatral a partir da tradição oral”.

GRUPO ANDAIME

Em 2021, o Andaime Teatro está completando 35 anos. O grupo vem ao longo dos anos se consolidando como importante produtor cultural do interior paulista. Em 35 anos de história teve quinze peças encenadas, ultrapassando as 700 apresentações em mais de uma centena de cidades brasileiras de sete Estados diferentes, atingindo um público superior a 170 mil espectadores. Com um trabalho reconhecido pelo público e pela crítica, o grupo recebeu 120 prêmios, destacando-se 15 prêmios de melhor espetáculo em Festivais Nacionais de Teatro dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, além de um prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.

Em 1999, o grupo se apresentou na Itália com o espetáculo “Lugar Onde Peixe Para”. A peça foi encenada no Teatro Comunale di Tesero, Região de Trento, como parte de um intercâmbio cultural com o Centro de Pesquisas Cênicas “Non Solo Danza”. Em 2006, o Andaime realizou uma turnê por quatro estados americanos, com o espetáculo “O Segredo do Café com Biscuit”. Foram quatro apresentações nos Estados Unidos da América, nas cidades de Pulaski – Tenessee, Poultney – Vermont, New York City, NY e Marietta – Ohio. Recentemente o grupo realizou uma importante parceria com a Cia Contraponto de São Paulo e Coletivo Cascina Barà da Itália para a montagem da peça “O Anjo da história” com direção do italiano Pietro Floridia.

Em respeito ao distanciamento social, os lugares serão limitados ao público, devido ao momento de pandemia que estamos vivendo. Todos os protocolos de segurança serão seguidos pela organização das atividades. O evento conta com apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

FESTIVAL ON-LINE 

Nesta quarta (3), a peça “Lugar onde o peixe para” será exibida no 6º FestKaos-Festival de Arte Criativa da cidade de Cubatão-SP. O festival é on-line e a exibição será às 21 horas, pelos canais do YouTube e na página do Facebook do Teatro do Kaos. Com uma programação intensa, com a participação de importantes grupos de teatro do estado, o Festival terá no encerramento a exibição da peça “Romeu e Julieta” do Grupo Galpão de Belo Horizonte, no dia 7 de março, às 21h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima