Covid-19: professores fazem caminhada contra as aulas presenciais

A deputada Professora Bebel coordenará a caminhada nesta sexta e a assembleia regionalizada no sábado – Crédito: Divulgação

Convocada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), professores da rede estadual de ensino promovem caminhada nesta sexta (26), às 10h, contra as aulas presenciais e em defesa da vida. A caminhada partirá do MASP, na avenida Paulista, em São Paulo, em direção à Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República, onde a categoria irá protestar contra a insistência do secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, de manter as aulas presenciais, apesar de dados da Apeoesp já contabilizar 1.045 casos de Covid em professores de 545 escolas estaduais. Professores e pais de alunos de Piracicaba vão ajudar a engrossar o manifesto em São Paulo.

A presidenta da Apeoesp, deputada estadual Professora Bebel (PT), defende neste momento a realização de aulas online, alegando que “aprendizagem se recupera, vidas não!”. Justamente para debater o movimento da categoria, acontece assembleia online regionalizada da categoria no sábado (27), às 14 horas, quando os professores irão debater os rumos do movimento, que tem recebido cada vez mais apoio de professores e de pais de alunos que estão optando em não mandar seus filhos para a escola, apesar da pressão do governo estadual. “Levantamento da Apeoesp mostra que menos de 5% dos alunos têm frequentado as aulas presenciais”, diz Bebel.

Mesmo assim, desde que foram reiniciadas às aulas presenciais na rede pública estadual de ensino, em oito de fevereiro, Piracicaba já registra dois casos de professores a rede pública estadual e ensino que contraíram a Covid-19, possivelmente, no ambiente escolar. Um é de um professor da E.E. Professor Elias de Mello Ayres, e o outro da diretora E.E. Jethro Vaz de Toledo. A cidade também tem outros três professores afastados com suspeitas de terem contraído a doença. Também foi confirmado um caso de professor com covid na cidade de São Pedro.

Levantamento da Apeoesp também mostra três mortes por covid na categoria. Entre as vítimas, a professora Maria Tereza Miguel Couto, da cidade de Caçapava, de apenas 32 anos de idade, e os professores Deolinda Scotti, na cidade de Bragança Paulista, e Antonio César Pereira, de Carapicuíba.  Diante de toda esta situação vivida pelos professores, a subsede da Apeoesp em Piracicaba estampa, desde o início desta semana, em sua fachada faixa de luto pela morte de professores da rede estadual de ensino, em todo Estado de São Paulo, desde o retorno das aulas presenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima