Caldeirão Político

UM ANO!
No dia 26 de fevereiro — amanhã, sexta — completaremos um ano da confirmação do primeiro caso da Covid-19 no Brasil. De lá para cá, já são mais de 10 milhões de casos identificados no País, entre adultos e crianças. Embora menos preocupante em crianças, o Sabará Hospital Infantil, especializado em atendimento pediátrico, já atendeu mais de seis mil casos de crianças com suspeita da doença, dos quais 10% foram confirmados. Todo cuidado é pouco, sempre.

 

VITÓRIA
Justiça garante contagem de tempo para sexta-parte, quinquênio, licença-prêmio e para todos os fins, escreve a deputada Professora Bebel (PT), em artigo na página A5. Foi uma grande vitória da Apeoesp, que vai exigir, do Governo do Estado, o cumprimento da sentença do juiz André Rodrigues Menk, da 6ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo.

 

BLOG
Enquanto termina fevereiro, o escritor e jornalista Cecílio Elias Netto, decano da imprensa piracicaba, está preparando o lançamento do seu Blog para o dia 3 de março, aniversário de nascimento seu pai, o saudoso Tuffi Elias. Serão reflexões e análise de uma cidade e de um País em situação difícil, diferente, de emergência.

 

IPTU — I
Os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) estão chegando para vencimentos em março, com e sem desconto, e também parcelado. O povo, em geral, está meio assustado pelo aumento de quase oito por cento. Na Câmara Municipal, o tema já repercutiu.

 

IPTU — II
Na reunião do dia 18, um bom tempo foi tomado para críticas e para apelo, porque os edis consideram que está acima da inflação a porcentagem de 7,7%. A discussão mobilizou nove vereadores e foi motivada pela moção 22/2021, do vereador André Bandeira (PSDB), em que ele apela o prefeito Luciano Almeida (DEM) para que não realize o reajuste de 7,7% no imposto, um dos principais na arrecadação municipal.

 

IPTU — III
Os vereadores Gustavo Pompeo (Avante) e Fabrício Polezi (Patriota) lembraram das dificuldades decorrentes do isolamento social, realizado com o objetivo de amenizar a contaminação do coronavírus, sobre a população em geral, mas principalmente aos comerciantes. “Teve um efeito arrasador”, disse Pompeo, e não é momento de ter aumento acima da inflação.

 

MERENDEIRAS
As merendeiras de Piracicaba tiveram total apoio na Câmara Municipal, com o requerimento 245/2021, que cita a falta de pagamento mensal, férias, décimo terceiro, salários, FGTS, convênios médicos e odontológicos, cestas básicas, tickets alimentação, vale transportes, uniformes, entre outros, pela empresa Nutriplus, prestadora dos serviços de merenda na cidade. O documento foi assinado por Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), Paulo Campos (Podemos) e Thiago Ribeiro (PSC).

 

AULAS
Esta é uma ótima notícia, destaque para este Capiau: a Câmara de Piracicaba e a Secretaria Municipal de Educação firmaram parceria para a veiculação de aulas por meio da TV Câmara. Desde o início de janeiro, o diretor da TV Legislativa, Felipe Marchiori, discute com técnicos da Secretaria de Educação essa parceria, principalmente como superar as questões técnicas, da gravação à exibição. Ótimo.

 

ESCRITÓRIO
O deputado estadual Alex de Madureira, líder do PSD na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, garante que a abertura do seu escritório político será no mês de março. “Estamos dando um toque especial nas salas do imóvel”, que fica na rua Prudente de Morais, 515, ao lado da Câmara Municipal. Quem está na praça política sabe que 2022 já começou.

 

BARREIRAS
A política é feita de surpresas e muitas surpresas. Uma delas é a que vai despontar em 2022, como resultado de 2018. Muitos partidos cairão na cláusula de barreiras e, por isso, terão que cair na necessidade de fusão para sobrevivência do grupo. É que não conseguiram formar-se como partidos. Daí, os grupos que se formam e Piracicaba dará um exemplo sobre essa equação, numa soma inteligente: por afinidade.

 

LULA
O ex-presidente Lula (PT) continua nos esforços do advogado Cristiano Zanin Martins — de Piracicaba — para provar, definitivamente, que o julgamento em Curitiba foi uma farsa processual com a participação do ex-juiz federal Sérgio Moro. Isso quer dizer que, no momento em que ocorrer a decisão sobre a suspeição do ex-magistrado, a repercussão político-eleitoral será diferente. Portanto, 2022 haverá PT e oposição na praça política.

 

ESFORÇOS
O que não faltam, na equipe do prefeito Luciano Almeida (DEM), são os esforços para superar a crise, especialmente com as questões sanitárias que todos temos. O Governo do Estado suspendeu circulação das 23 às 5 horas, a partir de sexta, até dia 14 de março. É difícil decretar isso, mas o Governo segue a orientação dos médicos sanitaristas e dos cientistas. Capiau aconselha: paciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima