Caldeirão Político

BLOG NO FORNO
Com reflexões sobre o momento atual, pelas transformações em que passa o mundo, cheio de análise e críticas, o “Blog do Cecílio” será lançado nos próximos dias. Escritor renomado, jornalista com 65 anos de atuação em Piracicaba, Cecílio Elias Netto é editor do jornal eletrônico A Província, autor de mais de 30 livros, colaborador da imprensa local. Tem muita coisa para contar; em A Tribuna, sua coluna, In Extremis, é publicada às terças e sextas-feiras, página A2.

 

ALEX — I
Nascido no Distrito de Ártemis, o deputado estadual Alex de Madureira está com escritório em Piracicaba, na rua Prudente de Morais, 515. Ele é líder do PSD (Partido Social Democrático) na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e vai, com isso, “costurar” as eleições da legenda na região. O imóvel fica próximo à Câmara Municipal e funcionará como “escritório político”.

 

ALEX — II
Não é preciso dizer que, com seu escritório político na rua Prudente de Morais, 515, o deputado estadual Alex Madureira (PSD) está instalado em Piracicaba e Região para a reeleição em 2022. Afinal de contas, a campanha eleitoral começará, oficialmente, em junho de 2022, faltam apenas 15 meses. Em outras palavras, “pertinho do escritório do deputado Roberto Morais (CID)”. Por enquanto, só questão geográfica.

 

CANDIDATOS — I
Não faltarão candidatos à Assembleia Legislativa nem para a Câmara Federal. As “dobradinhas” serão diferentes. O vereador Thiago Ribeiro (PSC), por exemplo, está em contato constante com o João Cury Neto que, tendo ocupado vários cargos na administração municipal e estadual, pensa em Brasília, a Câmara dos Deputados. Já seria uma “dobradinha” pré-anunciada. João é irmão do deputado estadual Fernando Cury (CID), que passa pelo Conselho de Ética por “passada de mão” numa parlamentar.

 

CANDIDATOS — II
Francys de Almeida, vice-presidente do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), não mede esforços e garante que será, em 2022, candidato a deputado federal ou a senador pelo seu partido e espera que o governador Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, seja candidato na chapa da esquerda liderada pelo ex-presidente Lula (PT). “Estou certo que a deputada estadual Professora Bebel (PT) é a nossa candidata à reeleição, pois tem feito um trabalho que merece elogios”, afirma o líder do PCdoB.

 

IPTU/PANDEMIA — I
Não é possível, que o povo continue a pagar conta, mais uma vez, mais uma bomba em cima do povo. Até quando, vamos pagar a conta e ninguém nos defende ou até se defende? Fica a pergunta, com que base foi (imposto) o aumento do nosso IPTU?

 

IPTU/PANDEMIA — II
Não seria uma represália pela derrota nas urnas em 2020? Não bastasse a pandemia, além de outros aumentos seguidos em vários seguimentos, estadual federal e municipal, na verdade continuaremos a pagar as mordomias dos políticos, e sem reclamar, o povo que se ferre.

 

ICMS — I
Os distribuidores e revendedores de automóveis de São Paulo anunciaram manifestações em várias cidades do Estado na próxima terça (23), contra o reajuste de mais de 200% nas alíquotas do tributo em São Paulo. Estão contra as atitudes do governador tucano João Dória. É o João Agripino, como diz o deputado estadual Campos Machado (Avante).

 

ICMS — II
Associações na capital e em cidades como Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Sorocaba, Bauru, Ribeirão Preto, programam carreatas que acontecerão no mesmo horário. As regiões Grande São Paulo, ABC e Baixada Santista juntam-se ao Movimento da Capital, saindo das suas cidades locais. Participam concessionários e lojistas, os interessados.

 

INSUMOS — I
O vereador Cássio Luiz Fala Pira (PL), através de requerimento aprovado dia 15, em sessão ordinária, questiona o chefe do Executivo, pela não distribuição dos insumos necessários aos sinsulino-dependentes. Não faltam, do Poder Legislativo ao Legislativo, requerimentos. É pedido de informação em cima de pedido de informação.

 

INSUMOS — II
“Tem muita gente reclamando da falta de aparelho, das tirinhas – reagentes da medida de glicemia. A demanda é muita, são muitos pedidos dessas pessoas que estão com a falta dessas tiras, muitos têm a maquininha mas não têm a tira, está faltando no SUS”, finaliza o vereador.

 

TAKAKI — I
Quarta (17), a Praça Takaki sofreu intervenção social da Prefeitura. Indigentes foram desalojados e uma limpeza foi feita em defesa do comércio local. Foi um trabalho bem feito por vários setores do município, com apoio da Guarda Civil Municipal. E por que não teria sido feito isso antes?

 

TAKAKI — II
Quem perde espaço “político” com a limpeza da Praça Takaki é o sempre disposto vereador Pedro Kawai (PSDB), que poderia ter sido atendido bem antes pela administração tucana. É que faz tempo que os comerciantes reclamam.

 

TAKAKI— III
Os que comemoram as ações afirmam que isso é fruto de reunião na Prefeitura de uma comerciante local, do MCCP (Movimento de Combate a Corrupção em Piracicaba), autoridades legislativas e executivas. Por sua vez, a ACP (Associação Comercial Piracicabana) aplaude e, no assunto específico, agradece ao prefeito Luciano Almeida.

 

ALAGAMENTO
Os problemas com alagamentos na avenida 31 de Março são históricos. E o desafio ao prefeito Luciano Almeida fica como herança de administrações diversas passadas, desde a década de 1970. Difícil exigir solução imediata, mas certamente o chefe do Executivo vai se dedicar ao tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima