Caldeirão de Piracicaba

LUCIANO — I
Este Capiau tem recebido inúmeras críticas ao prefeito Luciano Almeida (DEM), há somente 47 dias no Poder Executivo. E não param de chegar, lá pelos lados do Edifício do Centro Cívico, currículos com cobrança de cargos, pedidos diversos. É preciso dar tempo ao prefeito Luciano Almeida, ele tem seu plano de administração com quatro anos de mandato.

 

LUCIANO — II
A proposta do prefeito Luciano Almeida (DEM) — sabem seus correligionários e também sabem seus adversários —, é uma mudança radical na modernização da administração pública local, cujo projeto vai para a Câmara Municipal. É preciso esperar, respeitar Sua Excelência pela maioria dos votos que teve e também torcer para que tudo seja para melhor. Vai em frente, prefeito.

 

REELEIÇÃO
Uma coisa este Capiau tem de esperança no prefeito Luciano Almeida: vai cumprir um mandato de quatro anos e não é candidato à reeleição. Sempre declarou e isso significa um bem para Piracicaba. O pior mal já passou: reeleições repetidas, que nada contribuem para o processo democrático a que podemos chamar de moderno. Democracia representativa, com reeleições sem fim, deveria ir para o fundo do baú.

TIRIRICA — I
O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (Tiririca), do Partido Liberal, é um exemplo de política no Brasil, ou negativo ou positivo. As redes sociais divulgam um discurso seu, no primeiro mandato, em que afirmara ter feito o “primeiro e último discurso”, pois ia se afastar da política, quando terminasse seu mandato, em 2014.

 

TIRIRICA — II
Palhaço dos mais conceituados do Brasil, Tiririca empobreceu o circo, o seu setor, ao deixar o palco. Assumiu o palco da política com 1.348.295 votos na primeira eleição, em 2010. Foi reeleito em 2014 com 1.016.796 votos, não tendo cumprido o discurso que circula pelas redes sociais. Em 2018, foi reeleito com 453.855 dos votos paulistas. Bem menos!

 

TRINDADE
E quando virá a oportunidade do artista piracicabano Wilson Trindade? Pertence, também, ao Partido Liberal (PL), teve 340 votos para vereador em 2020, e já se lançou candidato ao Palácio do Planalto em 2022, talvez por um outro partido. Quem entende trajetória assim como político? Foi, diversas vezes, candidato a prefeito e a deputado.

 

E AGORA? — I
Recentemente a Câmara de Vereadores de Piracicaba diminuiu o número de assessores e alterou o nome dos cargos para manter os servidores comissionados nos gabinetes e também os diretores de departamento. Porém, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo entendeu que essa mudança tem algum erro.

 

E AGORA? — II
Na decisão, o Tribunal de Justiça (TJSP) define que o presidente deve responder criminalmente pela ação e os diretores devem ser exonerados. É agora José, ou Gilmar? Com a palavra, o presidente. Uma boa explicação será ótima para todos, especialmente a este Capiau, idoso e meio cansado demais.

 

CPI? — I
Algumas pessoas questionam o por que do vereador Trevisan Júnior (PL) quer tanto uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito)? CPI para o que, se agora quem está no Governo é outro prefeito, que não precisa de autorização para levantar dado nenhum, se tem todos em suas mãos. É só conferir a papelada toda nos altos da rua XV de Novembro, sem qualquer dificuldade.

 

CPI? — II
Lógico que qualquer Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dá visibilidade para todo o Poder Legislativo. A Câmara Municipal, com uma ou mais CPIs funcionando, terá mais destaques no noticiário diário e as redes sociais vão comer solto, de um lado e de outro, sobre o tema, no caso o Semae. Será que a visibilidade, no caso do vereador, Laércio Trevisan Junior (PL), visa 2022?

 

TREVISAN
E este Capiau sabe que o vereador Laércio Trevisan Junior, líder do PL na cidade, não tem muita disposição ao Executivo. Seu caminho, quem sabe?, é uma cadeira no Palácio Nove de Julho, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 2022, pois sempre quis estar no Poder Legislativo, muito mais pedra do que vidraça. É isso!, diria o professor Pasquale Neto.

 

SOZINHA?
A vereadora Rai de Almeida (PT) vem mostrando que está em forma e que não se intimida. Ora, acertando; ora, errando, Rai vem fazendo o que sabe fazer e o que sempre fez bem: questionar, discutir, debater – e fazer oposição (mesmo que solitária) na Câmara. Onde estão os demais? Tranquilamente, logo aparecem, questão de tempo.

 

VACINA
Que venha logo, logo, a vacina. Será a única forma para que a coerência prevaleça no setor educacional, pois fica difícil, por fases, dividir cem alunos num período, cem no outro, fazendo-as seguir os protocolos sanitários. E o professor, no mesmo período, terá que dar conta dos alunos que estão nas escolas e os que ficaram em casa (virtual). Que o prefeito Luciano Almeida nos dê a orientação!

 

CRECHES
As mães que têm seus filhos nas creches, por exemplo, serão obrigadas a levar seus filhos na creche, se não quiserem perder as vagas, independente da fase em que esteja! É por aí a orientação, prefeito Luciano? Mas, de qualquer forma, fica o clamor: que venha logo a vacina, para o bem de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima