Aulas presenciais das escolas municipais começam nesta segunda

Profissionais da EM Prof. Tomaz Caetano Cannavan Ripoli, escola que está adequada para receber alunos – Crédito: Divulgação/Prefeitura

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba estão prontas para receber os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na volta às aulas presenciais, a partir desta segunda-feira (8). Todos os protocolos da Fase Laranja de combate ao coronavírus serão seguidos. De acordo com o secretário de Educação, João Marcos Thomaziello, a SME finaliza, agora, a entrega dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como face shield e máscaras, para todos os profissionais – cerca de 4.000 -, que já passaram por testagem da Covid-19. Piracicaba tem 125 escolas municipais, onde estudam 18.214 crianças na Educação Infantil e 17.838 alunos no Ensino Fundamental.

A partir do dia 08/02, as classes de Educação Infantil (4 e 5 anos – Jardim I e II) e Ensino Fundamental (6 a 10 anos – 1° ao 5º ano) terão aulas presenciais uma ou duas vezes por semana, com a presença de até 35% dos alunos por dia em cada sala de aula. Na segunda, terça e quarta-feira serão aulas normais e, na quinta e sexta-feira, haverá aulas de reforço para alunos que possam ter dificuldades de adaptação no início ou que necessitem de recuperação.

Nos dias em que os alunos não estiverem presentes nas salas de aulas, as aulas remotas continuam, com atividades impressas retiradas na escola, aulas on line, por meio da TV aberta, do CMSP (Centro de Mídias São Paulo) em parceria com o Estado, além do recebimento de outros materiais (Ler e Escrever, EMAI e livros didáticos).

De acordo com Thomaziello, todos os protocolos sanitários, que começam com a aferição de temperatura e uso de álcool em gel 70%, serão seguidos para garantir a segurança de todos. Em um passeio pelas escolas, é possível notar a mudança de cenário. Frascos e dispensers com álcool em gel 70% estão na entrada das escolas e de todas as salas e no interior do prédio. Marcações no chão indicam a distância correta que o aluno deve manter do colega para garantir sua segurança. Bebedouros também estão com algumas torneiras isoladas para evitar a proximidade e contato.

“Os alunos devem ir de máscara. Também haverá máscaras descartáveis e de tecido para as crianças. Tomamos todos os cuidados necessários, seguindo o protocolo de segurança estabelecido. Entendemos que essa retomada é muito importante porque estudos comprovam que o fechamento prolongado das escolas pode oferecer riscos irreversíveis à saúde das crianças, em especial àquelas mais vulneráveis, afetando sua nutrição, desenvolvimento, saúde mental, podendo causar transtornos psicológicos/psiquiátricos, sedentarismo, obesidade, além de outros prejuízos causados pelo excessivo uso de telas de computadores (equipamentos digitais/eletrônicos), conforme alertou Dr. Paulo Menezes, Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus do estado de São Paulo”, avalia Thomaziello.

TRANSPORTE E MERENDA

O transporte fornecido pela Prefeitura, em trechos de área urbana e, principalmente na Zona Rural, será normal, com higienização constante dos ônibus. A merenda também será completa, com café da manhã e almoço para os que estudam em tempo integral. As refeições são balanceadas e o preparo segue os protocolos de segurança e higiene.

ADIADAS

Apenas 4 das 125 Escolas Municipais não irão retomar as aulas presenciais no dia 08/02. A EM Francisco Benedicto Libardi e a EM São Vicente de Paulo ainda não receberão os alunos porque passam por manutenção em sua estrutura. Já as escolas EM José Francisco Alves e EM João Perin não receberão alunos presencialmente porque a testagem da Covid-19 mostrou que 11 professores e 9 funcionários tiveram contato com o vírus. “Por prevenção, todos os funcionários e professores foram afastados e passarão por reteste antes do retorno de qualquer atividade presencial”, explicou Thomaziello. Os alunos dessas escolas continuam com as atividades remotas.

A Secretaria Municipal de Educação elaborou plano com as diretrizes do retorno presencial nas escolas municipais, com detalhes de todas as fases – Laranja, Amarela e Verde (anexo). Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 19-3417-1147 ou 19-3417-1145.

SEGURA 

A estudante do 5º ano do ensino fundamental Sarah Nunes Dini está animada para voltar a sua escola, a EM Rachel de Queiroz, no Jardim Alvorada, na segunda-feira. E sua mãe, Anymary Aparecida Nunes Dini, está segura com a decisão que tomou de liberar a volta de Sarah. “Durante a semana, a escola esteve em contato com os pais, explicando todas as medidas de segurança que estão tomando e dando todas as informações de quando não mandar as crianças”, contou Anymary.

De acordo com ela, outro fator que lhe dá tranquilidade é a taxa de até 35% de alunos por sala. “Minha filha vai dividir a sala com pouquíssimos alunos”, disse. “Também acompanhamos que todos os professores, funcionários foram testados e está bem rigoroso para entrar na escola”, contou Anymary, que foi visitar a unidade. “Medo a gente tem, lógico. Mas acho que é melhor ela ter esse convívio do que ficar só em casa. Ela está animada”, comemora Anymary.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima