Caldeirão de Piracicaba

REGIONAL I
Desarticulado desde 2016, o Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba será reativado a partir da iniciativa do vereador Gilmar Rotta (CID), presidente da Câmara. Na sexta (29), ele recebeu a vereadora de Limeira, Tatiane Lopes (Pode), que, a partir de sua chefe de gabinete, Veruska Ramanauskas, explicou como funcionou o chamado “PRAUP”.

REGIONAL II
Veruska atuou como assessora especial do Parlamento Regional, conforme matéria publicada no site da Câmara, e por conta desta experiência apresentou a Gilmar as características da organização que “busca unir forças com vistas a obter soluções integradas”, como pontuou. “Muitas cidades precisam resolver questões de uma maneira que utilize estruturas vizinhas”, disse.

REGIONAL III
Entre os temas visados pelo PRAUP estão questões como gestão de resíduos sólidos e a saúde, sobretudo na questão de vagas hospitalares – vale lembrar que Piracicaba é sede de um hospital regional. Envolvendo 23 municípios, envolve cerca de R$ 1,4 milhão de habitantes, com um PIB de R$ 27,5 bilhões.

REGIONAL IV
Gilmar disse que buscará contato com representantes de cada uma das cidades do Aglomerado Urbano com o objetivo de reativar o Parlamento. O objetivo, segundo ele, é “fortalecer os laços dos municípios”. Mas, é claro, o Capiau sabe que o vereador também olha 2022, ano de eleições. Pelo que tem feito no Legislativo, Rotta tem condições de pensar alto, seja em vaga na Alesp ou na Câmara Federal.

 

PICADEIRO — I
Não é mais tribuna, local de debates, de inflamados discursos, de teses, de ideias… agora, é o picadeiro, local em que os políticos, situação e oposição, se digladiam. Há muito tempo, um jovem pediu para este Capiau definir, na prática, o que é esquerda e o que é direita. E, hoje, esse mesmo jovem, afirma que o Capiau estava com toda a razão.

 

PICADEIRO — II
Naquele tempo, e já se vão uns 20 anos, o picadeiro já era natural, e o Capiau explicou ao jovem o que registra aqui: Direita ou direita (com a letra “d” maiúscula ou minúscula) é o que ganha a eleição e fica próxima dos recursos públicos; Esquerda ou esquerda (com a letra “e” maiúscula ou minúscula) é o que perde a eleição e fica distante dos recursos públicos. Citando o cofre, mais fácil de entender.

 

SEIS E MEIA DÚZIA
Há muita diferença em ir a Miami e ir ao Rio de Janeiro, especialmente no Estádio do Maracanã? Cidadãos conscientes levantaram-se no domingo perguntando isso em relação ao governador do Estado e ao prefeito de São Paulo. Será que é nada demais, numa crise pandêmica dessas?

 

“FORA”
E associados da ACP (Associação Comercial Piracicabana) não param com o “fora, Dória”. E paulistanos, também, ecoam “fora, Covas”. E brasileiros, em Brasília: “fora, Bolsonaro”. Assim caminha o Brasil.

 

EDUCATIVA — I
A vereadora Rai de Almeida (PT) solicitou do secretário que a Rádio Educativa passe a cumprir, de fato e cada vez mais, o seu papel educativo na cidade. Para Rai, a Secretaria de Educação – em parceria com a Secretaria da Cultura – precisam urgentemente investir na Rádio Educativa para que possa recuperar o seu papel formador na cidade – e vise a formação da cidadania para democracia.

 

EDUCATIVA — II
“É preciso cuidar dessa rádio com carinho, conhecimento e respeito, levando ao ouvinte uma programação de excelência e que beneficie a cidade e os cidadãos como um todo. É hora de a Secretaria de Educação fazer de sua rádio uma rádio realmente educativa”, explicou a vereadora Rai de Almeida.

 

MDB
Forte os rumores de nomes expressivos de nossa política que se articulam em torno da revitalização do MDB, que como sabemos já deu uma significativa contribuição a Piracicaba. O deputado federal ítalo-brasileiro Fausto Longo, certamente, é um deles. Pertence ao MDB histórico, o mesmo de Ulysses Guimarães, Orestes Quércia, Adilson Maluf.

 

ARLON
Já está fazendo contatos, como publicamos sábado, o sempre dedicado Arlon Viana, um dos principais articuladores do atual MDB, sempre braço direito do ex-presidente Michel Temer. E firme com o ex-presidente da Câmara Eduardo Pereira.

 

FAUSTO
“Um dos principais motivos para estar envolvido na revitalização do MDB é ter a responsabilidade de colaborar na formação de novos quadros políticos que sejam comprometidos com um projeto democrático de Nação”, garante Fausto Longo. E conclui: “não podemos assistir ou permitir, de braços cruzados, que pseudo-políticos cheguem ao poder desprezando nossa própria história, cívica, moral e ética”.

 

PSL — I
O secretário executivo e respondendo presidência do PSL em Piracicaba, Rogério Gonçalves, fez algumas considerações em algumas notas, e que foram publicadas no sábado. Mas adverte, ainda, o advogado Rogério — amigo desta casa, desde que chegou de São Paulo — que “gostaria, esse partido, que o Capiau fosse tão mordaz com a Esquerda quanto é na Direita”.

 

PSL — II
E completa, o advogado Rogério Gonçalves: “Para o PSL Piracicaba, a vida não tem ideologia. Deve ser sempre defendida”. Como sempre, estamos abertos ao diálogo, com serenidade e ternura, destacando a importância do respeito e da ética, como são as ações tanto do amigo Rogério como as nossas, e também dos militantes da Esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima