Rotary Club e Rotaract doam equipamentos de informática ao Caps-AD

Rotary Club Piracicaba e o Rotaract Luiz de Queiroz fizeram a doação – Crédito: Divulgação

Preocupado com o aumento das doenças e dos transtornos mentais durante a pandemia, o Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz e o Rotaract Luiz de Queiroz se uniram para doar equipamentos para a promoção da saúde mental no município. No valor aproximado de R$ 9 mil, foram doados ao Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas) de Piracicaba dois notebooks, um desktop, uma impressora multifuncional, um mouse e um teclado, todos de última geração.
A ação teve o objetivo de oferecer condições para que a equipe multiprofissional do serviço de saúde mental pudesse oferecer novas modalidades de atendimento à população, especialmente no cenário de pandemia, mas que irá contribuir no longo prazo na qualificação do serviço oferecido. O auxílio do Rotary possibilitará ao Caps-AD a realização de atendimentos individuais e em grupo on-line, além de possibilitar a construção do cuidado em saúde mental com parceiros da rede assistencial por meio de reuniões de videoconferência.
O Caps-AD oferece tratamento para pessoas com transtornos mentais relacionados ao uso problemático de álcool e outras drogas, que também pode estar associado a quadros de depressão, comportamento e ideação suicida, transtornos de ansiedade, de personalidade e de humor. O público atendido em sua extensa maioria é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade social e SUS-dependente.
De acordo com o psicólogo Sérgio de Oliveira Santos, presidente do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz, o Rotary presa pelo campo profissional. “E o nosso clube demonstra, como tenho dito, que a clínica não tem paredes, quando a gente cuida, cuida da sociedade. O psicólogo é médico da cultura e da sociedade”, diz.
Letícia Valli, presidente do Rotaract Luiz de Queiroz afirma que a saúde mental possui vários estigmas e preconceitos entrelaçados a ela. “Por isso, instituições como o Centro de Valorização à Vida e o Caps-A.D não recebem a devida importância aos olhos da sociedade, porém, ao mesmo tempo, são essenciais no auxílio e apoio psicológico gratuito aos cidadãos”, destaca Letícia. “Foi uma honra participar de um projeto tão grandioso, com um propósito extremamente importante e necessário, para dar a devida visibilidade a este assunto, ainda mais no contexto de pandemia”, completa.
Além dos equipamentos novos comprados e doados ao Caps-AD junto ao Rotary, o Rotaract também doou – usados em ótimas condições – para o CVV (Centro Valorização à Vida) de Piracicaba, um monitor, CPU, teclado, mouse, caixas de som e webcam, para melhorias nos atendimentos on-line. “Este projeto é muito mais que apenas uma doação de equipamentos, mas sim, oportunidade de um novo recomeço para essas pessoas, além de incentivar cada vez mais que esses profissionais continuem este trabalho maravilhoso”, enfatiza Letícia.
ATENDIMENTO

O Caps-AD atende em média 170 pessoas por semana, considerando a atuação da equipe multiprofissional formada por médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, arte terapeutas, técnicos de enfermagem e assistentes sociais, por meio de atendimentos individuais e em grupo. No cenário de pandemia da Covid-19, esses atendimentos foram prejudicados e os profissionais tiveram que repensar suas práticas, inclusive começando a oferecer atendimentos online para que os tratamentos não fossem paralisados.
Na tentativa de colocar essas novas modalidades de cuidado em prática, os profissionais encontraram barreiras de estrutura física e de materiais, como a falta de computadores e notebooks com o recurso de webcam, o que possibilitaria os atendimentos e reuniões por vídeo chamada. Neste cenário, os profissionais acabavam usando recursos próprios para conseguirem trabalhar e não deixar a população necessitada desassistida.
A coordenadora do Caps-AD, Paula Becker, diz que o recebimento desses equipamentos traz maior motivação para o trabalho de toda a equipe do serviço. “Desde a recepção, até os atendimentos feitos pela equipe técnica serão beneficiados. Os agendamentos de consultas serão mais rápidos, o tempo gasto com digitação de relatórios e demais documentos será menor e poderemos fazer atendimentos e reuniões online. Depois da pandemia, teremos condições de fazer com os pacientes oficina de cinema, oficina de informática, elaboração de currículos e quaisquer outras atividades digitais. Isso representa um grande ganho e um grande avanço nas nossas práticas. E o maior beneficiado é nosso paciente”, detalha.
Vandrea Novello, coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental, agradece a doação em nome da Secretaria Municipal de Saúde. “Irá contribuir muito com o projeto terapêutico do Caps-AD, principalmente neste momento de pandemia, quando o serviço vem estruturando ações de atendimento on-line”, ressalta.
O Caps-AD está localizado na rua Presidente Venceslau Braz, 69, no Jardim Glória. Qualquer pessoa com mais de 18 anos e com problemas com álcool e outras drogas pode procurar espontaneamente pelo serviço, de segunda a sexta, das 8h as 11h e das 13h as 16h. Só é necessário levar comprovante de endereço, cartão do SUS e documento com foto que será atendido e terá elaborado um Projeto Terapêutico Singular para seu percurso de reabilitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima