Repasse do SUS: HFC terá redução de R$ 1,2 milhão por ano

Hospital dos Fornecedores de Cana, que é filantrópico, mantém 70% dos atendimentos pelo SUS – Crédito: Divulgação

Os hospitais filantrópicos já vivem uma situação financeira delicada devido ao enfrentamento da pandemia. A notícia de que o governador de São Paulo, João Doria cortou 12% dos repasses para a saúde piora o quadro da saúde pública. O HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) que é filantrópico e mantém 70% dos atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) já prevê que essa medida afetará o número de atendimentos. “Não tem como não afetar a assistência à saúde tanto em quantidade como em qualidade de serviço”, disse o presidente do HFC, José Coral.
Com o corte do governo, o HFC deixará de receber cerca de R$ 1,2 milhão por ano. “Sem receber esse valor, a situação irá agravar ainda mais o déficit do SUS que já enfrentamos há anos” explicou a superintendente do HFC, Lucimeire Ravelli Peixoto.
Segundo a resolução, o corte foi necessário diante das despesas com insumos e serviços contra a pandemia e para manter o equilíbrio das contas públicas. “É lamentável essa decisão do governador de São Paulo. Os hospitais filantrópicos já estão sofrendo para manter as contas e os atendimentos. Como vamos equilibrar as contas com 12% a menos nos repasses?”, questionou o presidente do HFC.
Diante desse impasse, o HFC espera que essa medida seja suspensa. “Esperamos que o bom senso fale mais alto. Caso contrário teremos impactos no equilíbrio da gestão hospitalar”, ressaltou José Coral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima