Canta, canta minha gente…

Plinio Montagner

 

Canta, canta minha gente,

Deixa a tristeza pra lá,

Canta forte, canta alto,

Que a vida vai melhorar…

Que a vida vai melhorar…

Que a vida vai melhorar…

(Martinho da Vila)

 

Existe alguma maneira de a vida melhorar sem trabalhar mais e cuidar bem da saúde?

Quem canta, seus males espanta, diz o ditado. Na verdade não é bem assim, cantar só ajuda esquecer, não espanta nada, nem dívidas nem doenças. Cantar demonstra paz e contentamento; só os boêmios cantam com o coração triste. Quem passa o tempo cantando, igual à história da cigarra e da formiga, vai passar fome na hora da escassez e do esmorecimento do corpo, salvo se algum benfeitor o acolher a sua mesa e ao seu abrigo.

Ano novo é só mais um ano, não muda nada, não causa tristeza nem alegria, apenas acresce uma unidade ao calendário. As datas de aniversários e outros eventos são as mesmas.

Excluindo as pandemias e infortúnios da natureza, é a nós que cabe o dever de fazer melhor e de sermos melhores.

Que o ano novo traga coisas boas? O novo ano não é carteiro nem entregador de pizza. Ano bom e melhor é aquele que compra as sementes, planta e cuida. Ano Novo mais feliz acontece quando nos dedicamos com mais constância ao estudo e ao trabalho, e corremos mais riscos. Ano bom é o da safra produtiva, de amor maior à própria vida e a dos outros.

Afora as intempéries, o melhor ano novo depende das pessoas praticarem a honestidade, a generosidade e a gratidão sem limites.

Lembrando a música cantada por Geraldo Vandré, “Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores”, tudo tem a ver com o tema:

“Vem, vamos embora,

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora,

Não espera acontecer…”.

 

Também escreveu sobre o tema Helena Ignácio:

“Quem tem de mudar somos nós. Eu serei uma pessoa excelente em 2021? Dentro dos limites do humano e de sua decisão de ser melhor, nada vai mudar de um ano para outro”.

Que história é essa de o ano novo ser melhor se o homem não muda? Ano é um significado abstrato, um signo, como as previsões e desejos diletantes dos horóscopos.

Quem está continuamente ativo não empaca, não decai, e assim se prepara melhor para vencer as dificuldades. A provisão da tuia só é abastecida com o fruto da labuta do dono da terra, assim como o tempero do prato que é preparado pelo cozinheiro. Os ingredientes não se comunicam. São dependentes da decisão do “chef”. Pé de milho não faz curau.

Daí o antigo provérbio sobre a estagnação: Pedra que rola não cria limo nem forma bolor.

 

Willian Shakespeare presenteou a humanidade com essa citação: “Plante o seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores”.

_____

Plinio Montagner, professor aposentado

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima