Jesus vai voltar?

Alvaro Vargas

 

Jesus confirmou o seu retorno, durante as previsões feitas em seu “Sermão Profético”: “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras” (Mateus 16:27); entretanto, não mencionou exatamente como isso ocorreria. As religiões institucionalizadas analisam essa mensagem em seu sentido literal, bem como a do apóstolo Paulo(1 Tessalonicenses 4:13-17), que trata desse evento. Algumas dessas religiões, inclusive, assumem que Jerusalém é a cidade de Deus,na qual o Messias virá estabelecer o seu reino.E, no “final dos tempos”, os mortos ressuscitarão,sendo arrebatados para os céus, com os cristãos,para se encontrarem com Jesus; os ímpiospermanecerão na Terra, em grande sofrimento.

Na visão do Espiritismo, a profecia de Jesus e a mensagem de Paulonão podem ser interpretadas apenas em seu sentido literal. Jesus teve a morte física na cruz, e por vontade própria desintegrou o seu corpo somático. A visão que tiveram do Mestre não foi o Cristo ressuscitado, mas ele, em corpo espiritual, tanto pela vidência, como materializado, quandoutilizou o ectoplasma dos médiuns presentes.A profecia sobre a volta do Cristo foi cumprida, através da revelação do Consolador (Espiritismo), coordenada pelo espírito de Verdade(João, 15: 15-17 e 26). Por “final dos tempos”, devemos entender, que se trata apenas do período de final de um ciclo evolutivo do planeta, na qual os espíritos endurecidos no malserão exilados para um mundo inferior, e os que têm uma vivência cristã, continuarão a sua rota evolutiva reencarnando na Terra, conforme prometeu Jesus: “Bem-aventurados os brandos, porque possuirão a Terra” (Mateus, 5:5).

No aspecto espiritual, Jerusalém em nada se difere das demais cidades. Os hebreus foram escolhidos por Deus para uma missão, como os demais povos. Não existem privilégios. Existem características individuais e coletivas que tornam um determinado agrupamento mais apto para realizar tarefas específicas. Isto em nada o torna melhor que os demais, pois, as missões na Terra são diferenciadas.Durante a divulgação de sua Boa-nova, Jesus deixou as evidências necessárias para ser identificado como o Messiase para ser reconhecido mais tarde na sua “volta”: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João, 14:16). Durante o advento do Consolador, oespírito Hahnemann afirmou: “cada um procurará, pela melhoria de sua conduta, adquirir esse direito que o Espírito de Verdade, que dirige este globo, conferirá quando for merecido.” (Revista Espírita, 1864, p. 16).Em “Obras Póstumas”, na reunião mediúnica de 25/03/1856,Allan Kardec recebeu a mensagem de um espírito, que se identificou como a“A Verdade”. Na Revista Espírita (1864, p. 399, Comunicação Espírita) o Espírito de Verdade revelou:“Há várias moradas na casa de meu Pai, eu lhes disse há dezoito séculos. Estas palavras o Espiritismo veio fazer compreendê-las”. Esse mesmo espírito, também esclareceu: “Venho, como outrora aos transviados filhos de Israel, trazer-vos a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me” (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI).

O espírito Alexandre (Missionários da Luz, cap. 9, André Luiz e Chico Xavier) explicou que “a mediunidade constitui meio de comunicação, e o próprio Jesus nos afirma:eu sou a porta, se alguém entrar por mim, será salvo e entrará, sairá e achará pastagens! Porque audácia incompreensível imaginais a realização sublime sem vos afeiçoardes ao Espírito de Verdade, que é o próprio Senhor?”. Na opinião de Hermínio Miranda (As mil faces da realidade espiritual), “não há, pois, como ignorar a óbvia e indiscutível conclusão de que, sob o nome Espírito de Verdade, o Cristo dirigiu pessoalmente os trabalhos de formulação e implementação da Doutrina dos Espíritos, caracterizando-a como o Consolador que prometera há dezoito séculos. O Cristo, o Ungido de Deus, é o próprio Espírito de Verdade”.

___

Alvaro Vargas, Eng. Agrônomo-Ph.D., presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita

1 comentário em “Jesus vai voltar?”

  1. Jorge Jossi Wagner

    Gostei muito do seu texto, bem explicitado nos ensinamentos que Jesus nos legou. Achei que faltou apenas ( desculpe meu atrevimento) deixar bem claro que Jesus não voltará a ocupar um corpo físico novamente. Ele está entre nós através de seus ensinamentos e exemplos e nos mantém amparados diretamente pelos seus enviados. Quanto a Jesus ser o Espírito de verdade, tenho dúvidas, mas, não saberia argumentar sobre quais são essas dúvidas. Acredito que Espírito de Verdade seja uma plêiade de espíritos enviados pelo Mestre Jesus.
    Peço que se for responder use o meu e-mail. Este assunto é deveras polêmico e não pretendo polemizar com o prezado amigo espírita.
    Tenho um canal de palestras espíritas no YouTube. Abraços Fraternais
    Jorge Jossi Wagner – Ribeirão Preto – SP
    [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima