Sincomércio Piracicaba divulga horário especial de final de ano

O Sincomércio Piracicaba (Sindicato do Comércio Varejista) informa que, conforme a decisão de sexta (11) do Governo do Estado de São Paulo, que prevê que o comércio pode funcionar por 12 horas seguidas, o horário das lojas do Centro e corredores neste final de ano será das 9h às 21h. “O Sincomércio e o Sincomerciários (Sindicato dos Empregados do Comércio) assinaram hoje um aditamento da convecção coletiva atual, autorizando o horário estendido”, esclarece o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella.
O funcionamento em dezembro, passa a vigorar amanhã (12), da seguinte forma:
De segunda a sexta-feira: das 9h às 21h;
Sábados (12 e 19 de dezembro): das 9h às 18h;
Domingos (13 e 20 de dezembro): das 9h às 17h;
Dia 24 de dezembro (quinta-feira): das 9h às 18h;
Dia 25 de dezembro, 1º e 02 de janeiro: fechado;
Dia 31 de dezembro: das 9h às 13h.
Horário do Shopping Piracicaba:
De segunda à sábado das 10h às 22h;
Domingos (13 e 20 de dezembro): das 10h às 22h;
Dia 24 de dezembro (quinta-feira): das 9h às 18h;
Dia 31 de Dezembro: das 10h às 16h.
Segundo Nozella, os estabelecimentos precisam disponibilizar álcool em gel, permitir somente a entrada de pessoas com máscara e limitar a entrada a 40% da capacidade do local.

Vendas com pouco crescimento
Mesmo em um ano marcado por incertezas na economia, o mês mais importante do comércio deve registrar crescimento de apenas 1% nas vendas em relação a 2019, estima a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) – já levando em conta a volta à fase amarela do Plano São Paulo, anunciada pelo governo estadual na última segunda-feira (30).
MAIOR

Apesar de positivo, este crescimento poderia ser muito maior (cerca de 10%) se a injeção do décimo terceiro salário na economia, em 2020, seguisse os mesmos padrões de 2019 e, além disso, se o auxílio emergencial do governo federal tivesse mantido seu valor integral de R$ 600 até dezembro. Enquanto, em 2019, as famílias paulistas gastaram R$ 15,3 bilhões, do valor do décimo terceiro recebido, no consumo nesta época do ano, a previsão agora é que este montante seja de R$ 10,3 bilhões – ou seja, R$ 4,9 bilhões a menos na economia, o que significa uma redução expressiva de 32,4%. O dado mais surpreendente é que o resultado do comércio paulista deve ser encabeçado por duas atividades que normalmente não estão ligadas às compras de Natal: as lojas de materiais de construção – que devem vender 43% a mais neste dezembro do que no mesmo mês do ano passado – e as de autopeças e acessórios para veículos (25%).
SUPERMERCADOS

Em um momento de atenção por causa do aumento de casos de covid-19, em que as festas de fim de ano tendem a acontecer com maiores restrições, os supermercados também vão faturar mais: 15%, resultado que consolida um ano aquecido por causa da quarentena. A porcentagem é a mesma para lojas de móveis e decoração, também impactadas pelo isolamento social.
Entre os destaques negativos, estão as lojas de roupas e calçados, que vão vender 37% a menos do que em dezembro de 2019, e as concessionárias de veículos, cuja previsão é de queda de 14%. A melhora em 1% nas vendas se deve também ao fato de que os preços de produtos geralmente demandados para presentes de Natal cairão 2,48% em 2020. Enquanto itens como computadores (19,7%), joias (17,01%) e televisores (11,36%) estão significativamente mais caros, os artigos de vestuário estão 6,81% mais baratos, mesma situação dos brinquedos (-8,14%).
Sincomércio Piracicaba
O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 13 mil representantes e é filiado à Fecomercio, órgão que também está à frente dos conselhos do Sesc e do Senac São Paulo.

 

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