ALEGRIA
Bruno Guimarães, ex-presidente do Patriota — que levou a maior parte dos candidatos a vereador a apoiar Luciano Almeida (DEM) e saiu da presidência do partido —, foi um dos poucos convidados a comemorar a vitória na residência do novo prefeito. “Ele me abraçou e chorou emocionado, quando cheguei”, contou. Sim, de alegria. Bruno deverá ser um dos mais próximos e de confiança, pois já trabalharam juntos na disputa de 2016.
FEDERAL
Por outro lado, com seus 12 mil votos, três mil a mais do que nas eleições para deputada federal em 2018, a advogada Érica Gorga continua com o plano de ser candidata a deputada federal em 2022 pelo Patriota. É a antítese de Bruno Guimarães. Piracicaba não elege um deputado federal há alguns anos.
CURRÍCULOS
Na mesa da equipe do prefeito eleito Luciano Almeida (DEM), currículos não param de chegar. Nem na dele, nem nas dos possíveis candidatos a secretários. Um deles conta que já recebeu inúmeros, pelo zap, por e-mail e até uma cantada para que empregue a mulher de um amigo, enquanto caminhava pela cidade. Luciano vai ter que filtrar tanta coisa… Eis o bônus e o ônus, e o prefeito pensa em técnicos. É o que o Capiau ouviu durante a campanha.
ESPERANDO
Declarando-se “felicíssimo” com a eleição de Almeida, do hospital da Unimep Piracicaba, onde está (estava) internado, Gabriel Ferrato tem sido poupado, naturalmente, da transição política no município. Mas sua presença é aguardada para ajudar a montar o time para janeiro. “Renovação total dos secretários”, disse Luciano Almeida, em entrevista essa semana na rádio Difusora. Poderia ser diferente?
BARJAS
Certamente decepcionado com o resultado das eleições, o prefeito Barjas Negri (PSDB) segue o ritmo dos nordestinos, na base do “enverga, mas não quebra”. Passado o susto de 29 de novembro, Barjas começa a receber telefonemas dos amigos dos andares superiores da política, que o querem trabalhando para ajudar a consertar o reino dos tucanos fora de Piracicaba. Não será novidade ele em São Paulo ou Brasília. Questão de convites, pelo jeito.
REGISTRO
A vereadora Nancy Thames (PV) foi presidente da Comissão da Lei Orgânica do Município (que terá audiência pública), finalizou o relatório. Ótimo trabalho.
ATÉ A ÚLTIMA
Em entrevista essa semana ao colega de emissora, Ari Jhones, o vereador Lair Braga (SD) contou seu drama da “última urna”. Ele, com seus 1100 votos, estava praticamente reeleito até chegar à última urna, que veio de Artêmis e elegeu o vereador residente lá, Josef Borges, pelo Cidadania. “Trabalhei muito, mas isso é a democracia…”, disse.
COLETIVO — I
A moda do mandato coletivo contagiou algumas cidades nessas eleições. Aqui em Piracicaba, o trio Silvia Morales (assessora do gabinete do vereador Nancy Thame, e apoiada por ela), mais o artista João Scarpa e o promotor cultural Carlos Delvage, formaram a trinca do mandato coletivo que elegeu os candidatos do PV.
COLETIVO — II
Do ponto de vista legal, parece não haver impedimento a essa ação. Mas do ponto de vista moral, ético, juntar três candidatos num pacote só, pareceu luta desigual. “Parece jogo do Corinthians com o Capivariano”, lembrou um jornalista da cidade no programa de Jhones.
COMENTARISTAS – I
Os Comentaristas da Rádio Educadora, sob o comando de Jairinho Mattos, continuam prestando um ótimo serviço à comunidade. Na terça (01), os entrevistas foram Cassio Luiz, do Falapira, o vereador mais votado da cidade e Laércio Trevisan, que opinaram sobre vários temas.
COMENTARISTAS — II
Saúde e transporte público como prioridades sugeridas como ações imediatas para que o novo prefeito Luciano Almeida (DEM) responda. No ar, Trevisan confirmou a informação de que o contrato com a empresa Tupi foi prorrogado por seis meses, dando uma folga para que Almeida consiga resolver a pendência até junho.
TREVISAN — I
Os Comentaristas reiteram a tese que corre pela cidade de que o vereador Laércio Trevisan Júnior (PL) foi um dos grandes vencedores dos pleitos de 15 e 29 de novembro. Seu protagonismo na Câmara pode leva-lo a novo patamar a partir de primeiro de janeiro.
TREVISAN — II
Especulado publicamente se aceitaria ser candidato a prefeito na próxima ou presidir o Semae, a partir de janeiro, Trevisan foi enfático “fui eleito para ser vereador e vou cumprir o meu mandato”.
CÁSSIO LUIZ — I
Já Cássio Luiz promoveu breve duelo com um ouvinte do programa que o informou que Piracicaba, conforme a propaganda oficial do governo, é a segunda melhor cidade em políticas de saúde. “Meu amigo, me dá o seu endereço e eu vou buscar você aí na sua casa para andar comigo pelos postos de saúde e UBS da cidade”.
CÁSSIO LUIZ — II
“Eu vivo a realidade, meu caro. Não acredite na propaganda oficial”, retrucou. Paulo Campos (Pode) e Acácio (PP) foram os entrevistados de anteontem nos Comentaristas. Parabéns, Jairinho, pelo ótimo trabalho jornalístico no rádio piracicabano. E sempre, agradecidos, a lembrança do seu pai, Jairo Ribeiro de Mattos, filantropo de primeira hora.
“BANCADA”
Nos bastidores, elogios à “bancada” que fez o deputado estadual Alex de Madureira (PSD, líder na Assembleia Legislativa), na Câmara de Piracicaba. Só que com eleitos de outros partidos: Ana Pavão (PL), Paulo Campos (Podemos) e Ari Pedroso (SD). O Capiau quer entender como isso vai funcionar: quem não pensa em 2024?