Hidráulica no saneamento é tema de livro de professor da EEP

O autor Daniel Manzi, professor da EEP, exibe a publicação – Crédito: Divulgação

Lançado recentemente pela Editora Appris, o livro A Hidráulica de todo dia no Saneamento, de autoria do engenheiro Daniel Manzi, professor da EEP/Fumep (Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), já registra boa procura e suscita a curiosidade de profissionais e alunos técnicos, de graduação e pós-graduação que atuam ou queiram atuar na área de saneamento.
“A publicação traduz para a prática diária a teoria de conteúdos acadêmicos e manuais técnicos mais complexos, com a proposta de alcançar e ajudar sobretudo os engenheiros civis e ambientais que estão na linha de frente, trabalhando para colocar água e saneamento em nossas casas, empreendimentos e organizações”, disse Manzi, que também é coordenador de Regulação da Ares-PCJ (Agência Reguladora).
Ele revela que a obra traz os fundamentos básicos da Hidráulica e da Mecânica dos Fluidos de forma simples, clara e objetiva, apresentando-os enquanto ferramentas acessíveis para localizar vazamentos ou regiões de mistura de setores de distribuição, para aumentar a capacidade de vazão de sistemas de distribuição de água, reduzir perdas, ensaiar redes de novos empreendimentos, aumentar a eficiência energética ou mesmo reduzir a frequência de problemas operacionais em campo.
“Com um capítulo dedicado exclusivamente à modelagem hidráulica, o livro desmistifica alguns tabus apresentando exemplos úteis no cotidiano de quem lida com a água”, disse o autor, que diretor do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto.
Ao ressaltar a importância da obra, os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da EEP, Milton Rontani Jr. e Paulo Edison Martins da Silveira, ressaltam que os conteúdos de hidráulica básica e aplicada são ferramentas fundamentais para o exercício da profissão. “Vale a pena investir em bom conhecimento”, afirmaram, lembrando que o livro, em seu formato inédito, veio na hora certa.
Segundo eles, com a recente aprovação do Marco do Saneamento Básico, que propõe atender 99% da população com água potável e 90% com tratamento e coleta de esgoto até 31 de dezembro de 2033. “Teremos investimentos privados de grande monta nessa área pelos próximos 15 anos e vamos precisar de profissionais altamente capacitados”, avaliaram os coordenadores.
O secretário Executivo e coordenador de Projetos do Consórcio PCJ e conselheiro junto ao WWC (Conselho Mundial da Água) e da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Francisco Carlos Castro Lahóz, também exaltou a publicação. Ele é professor do curso de Engenharia Civil e coordenador do curso de pós-graduação em Infraestrutura de Saneamento Básico da EEP e aponta como diferencial da obra a sua capacidade em cobrir uma lacuna existente nas publicações do setor. “Esta publicação oferece o conceito técnico e sua aplicação prática, em linguagem direta e de fácil absorção ao leitor, encorajando-o a aplicar com segurança e descontração boas práticas de todo o dia no saneamento”, considerou Lahóz.
O professor de Mecânica dos Fluidos dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária e também professor dos cursos de pós-graduação em Gerenciamento de Recursos Hídricos e de Infraestrutura de Saneamento Básico da EEP, Luiz Roberto Moretti, diretor da Bacia do Médio Tietê no DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), aponta o mérito da publicação para o exercício prático do saneamento. “Ela se apresenta como uma rica e significativa contribuição para uma área tão importante, uma vez que o investimento em saneamento básico reduz sensivelmente os gastos com saúde e ajuda a promover a qualidade de vida da população”, considerou Moretti.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima