A força-tarefa envolvendo as secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Agricultura e Abastecimento (Sema) e Obras (Semob) prossegue na limpeza e remoção de resíduos depositados no Ecoponto do Jardim Oriente. No último sábado (17), mais 150 toneladas de materiais descartados pela população foram retirados da unidade.
A mais recente operação para remoção dos resíduos sólidos urbanos do Ecoponto Jardim Oriente envolveu uma frota de 10 veículos – uma carreta, um caminhão “toco” (semi-pesado, com 2 eixos) e oito caminhões “truck” (pesado, com 3 eixos).
Foram contabilizadas 42 viagens de caminhões truck até o Ecoparque, totalizando 150 toneladas de rejeitos (materiais que não podem ser reciclados) descarregadas no aterro sanitário da unidade de disposição final adequada de resíduos.
AÇÕES RECENTES
Entre os dias 9 e 10 de outubro, equipes da Sedema, Sema e Semob retiraram 335 toneladas de materiais descartados no Ecoponto Jd. Oriente. E no dia 3 de outubro, servidores da Sedema recolheram 185 toneladas de material inservível da mesma unidade, localizada na área entre as ruas Professora Maria Isabel Teixeira Mendes e Dr. Raul Machado Filho.
SALDO NO ANO
De janeiro a setembro, o volume total de resíduos retirados pela Prefeitura do Ecoponto Jd. Oriente alcançou 9.438,54 toneladas – sendo 3.477,60 toneladas de entulho, 5.548,43 toneladas de rejeitos e 412,51 toneladas de madeira. Isso representa 33,5% de tudo o que foi descartado e recolhido em todos os ecopontos da cidade. No mesmo período, foram recolhidos 5.058 pneus também descartados no Ecoponto Jardim Oriente.