Outubro Rosa: ação no Cecan eleva a autoestima da mulher

Autoestima: processo de micropigmentação dos seios – Crédito: Divulgação

O último dia 15 de outubro foi de exaltação à autoestima da mulher no Cecan (Centro do Câncer) da Santa Casa de Piracicaba. Em estímulos às ações de prevenção e qualidade de vida pautadas pelo Outubro Rosa, a unidade recebeu suas pacientes com sessões de micropigmentação das aréolas e mamilos dos seios e também das sobrancelhas, numa cortesia de Ana Savoy e equipe aos cliques da fotógrafa Mara Santos. “Estou muito feliz com o resultado”, contou a paciente Eunice Alves Bullo, 74, que passou por uma cirurgia de quadrantectomia radical para retirada da mama esquerda há dois anos e aproveitou para fazer aréola e mamilo. “Ficou mais bonito que antes e isso fez toda diferença no meu autoastral”, disse.
Quem também se encantou com o resultado foi a paciente Elizete Rodrigues Moraes, de 55 anos. Ela retirou o mamilo direito em 2018 por causa de um câncer de mama e o refez durante a ação no Cecan. “Eu não tinha coragem de ver no espelho e hoje eu me sinto tranquila para olhar, acho bonito e adoro”, revelou.
Para a micropigmentadora Ana Savoy a importância da iniciativa voluntária está na devolução da autoimagem à mulher. “Ela pode se ver no espelho como era antes”, observou.
Ana Savoy explica que o processo é conhecido como tatuagem cosmética e permite criar com efeito 3D a projeção de mamilos e aréolas para que a paciente se veja com o complexo mamilo-areolar redesenhado.
A psicóloga do Cecan, Pedrilha de Goes Baggi, apresenta a proposta como uma contribuição ao processo de elevação da autoestima de pacientes que precisaram retirar parcial ou totalmente a mama e também daquelas que perderam as sobrancelhas. “Autoestima tem a ver com o valor que a mulher se dá; então nossa proposta é poder ajudá-la a não estar deprimida, a manter um bom nível energético, a se olhar no espelho e se gostar, mantendo-se bem consigo mesma”, considerou.
Pedrilha revela que ação semelhante ocorreu no último dia 9, quando a equipe Mary Kay promoveu oficina de maquiagem para o olhos, com sorteio de kits de maquiagem. “Nesta época de pandemia, o sorriso perde espaço para o olhar; então trouxemos truques e dicas de makes que atendam às necessidades do dia a dia das nossas pacientes sem incomodar”, salientou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima