Tendo como base a educação para a cidadania, projeto “Parlamento Aberto Nas Urnas” produzirá conteúdo informativo para site, TV, rádio e redes sociais do Legislativo.
A contagem regressiva de 30 dias para o primeiro turno das eleições municipais marcará o lançamento do projeto da Câmara de Vereadores de Piracicaba para levar informação de caráter educativo à população. Batizada de “Parlamento Aberto Nas Urnas”, a iniciativa mobilizará profissionais dos departamentos de Comunicação e de TV Legislativa na produção de conteúdos que conscientizem sobre a importância do voto e esclareçam as regras do período.
Desde ontem (15), matérias para TV, rádio, site e redes sociais tratam de temas como o histórico das eleições em Piracicaba, como funciona a Câmara, o perfil do eleitorado, as estatísticas sobre os candidatos a vereador e prefeito, as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19 no pleito deste ano e as orientações para votar —o primeiro turno está marcado para 15 de novembro e o segundo, se necessário, ocorrerá duas semanas depois, no dia 29.
A ideia de reunir jornalistas, repórteres fotográficos e cinematográficos e designers gráficos no projeto tem como base a educação para a cidadania, um dos quatro pilares do programa “Parlamento Aberto”, que desde 2019, quando foi institucionalizado na Câmara, executa ações para ampliar a participação popular no Legislativo municipal. Por isso, todo o material terá foco no didatismo e na prestação de serviços.
Com as restrições impostas pela legislação eleitoral para a divulgação de atividades parlamentares de quem exerce mandato e concorrerá no pleito de novembro, a Câmara decidiu somar-se às ações que outros órgãos, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), põem em prática no período e produzir conteúdo para, de forma educativa, conscientizar o eleitor e fortalecer a democracia.
PARLAMENTO ABERTO
O planejamento do “Parlamento Aberto Nas Urnas” teve início em agosto, sob a coordenação da diretora de Comunicação, a jornalista Valéria Rodrigues. Além de conversas com as equipes para a definição das pautas que serão levadas ao ar no período que antecede o primeiro turno, uma reunião virtual, em setembro, apresentou o projeto a jornalistas de veículos de comunicação da cidade e universidades, dentro de uma proposta de tornar colaborativa a cobertura do pleito de 2020.
Segundo Valéria, o objetivo é gerar um conteúdo focado na prestação de serviços, o que também inclui levar aos candidatos a uma vaga na Câmara informações relativas ao seu funcionamento. “Levar ao cidadão eleitor e ao postulante detalhes sobre o funcionamento da Casa e das comissões, sobre o Regimento Interno e, principalmente, sobre os programas institucionais é uma forma de promovermos a qualificação de todos”, afirmou.
As reportagens serão veiculadas no site da Câmara (camarapiracicaba.sp.gov.br), na TV Câmara (nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra), nos perfis do Legislativo nas redes sociais (facebook.com/camarapiracicaba e youtube.com/tvcamarapiracicaba) e na Rádio Câmara Web (sintonizada via aplicativos disponíveis no Google Play e na Apple Store). Todo o material será acessível a pessoas com deficiência, conforme os objetivos do “Câmara Inclusiva”, outra iniciativa em vigor da Casa.
COBERTURA
Além dos conteúdos multiplataformas disponibilizados ao longo do próximo mês, os departamentos de Comunicação e de TV Legislativa vão cobrir, em 15 de novembro, toda a movimentação do primeiro turno das eleições em Piracicaba. A programação da TV Câmara será ao vivo, a partir das 6h45, com notícias, debates e participação de equipes de jornalismo direto das seções eleitorais. A apuração das urnas, às 17h, será transmitida em tempo real, com repórter direto do cartório e entrevistas no estúdio.
Felipe Marchiori, diretor da TV Legislativa, chama o projeto de “desafiador”. “Neste ano, unimos de maneira completa os dois departamentos. Teremos mais pessoas e também mais possibilidades de produção de conteúdos e cabeças pensantes para contribuir da melhor forma, levando informação para a população piracicabana. E o mais legal de tudo isso: pessoas unidas com o mesmo foco, no mesmo projeto.”
TSE
Os esforços para levar informação de qualidade à população durante o período eleitoral foram defendidos pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, também ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Em pronunciamento em rede nacional no último dia 26, ele defendeu o combate às fake news, comparadas por ele a um vírus tão grave quanto o causador da Covid-19, que obrigou ao adiamento do calendário eleitoral deste ano.
“Há um outro vírus que ronda as eleições, capaz de comprometer não a saúde pública, mas a própria democracia: trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação. Uma causa que precise de mentiras, de ódio ou de agressões não pode ser boa. Vamos fazer uma campanha com debate público de qualidade, franco e robusto, mas com respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias, mesmo que diferentes das nossas”, disse Barroso