Neste ano com a existência da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Rio das Pedras alterou os horários de atendimentos na programação dos exames do Outubro Rosa. A UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Matheus Gabriel Bonassa e a UBS do bairro São Pedro realizarão os atendimentos das 16h às 20h, dos dias 19 a 23 de outubro, e nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 de outubro.
Este mês é dedicado à Campanha Outubro Rosa, que se trata de uma movimentação que envolve diversos setores da sociedade na luta contra o câncer de mama e do colo de útero.
Esse movimento serve para estimular a participação popular no controle do câncer de mama e de colo de útero e compartilhar informações sobre as doenças, além de promover a conscientização, com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.
Durante todo o mês de outubro, acontece a intensificação do atendimento às mulheres. Os profissionais de saúde enfatizam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama (faixa etária de 25 a 64 anos). Esse tipo de câncer é a segunda maior causa de morte entre mulheres dentro da faixa etária de 25 a 69 anos. “O diagnóstico precoce permite a cura da doença. Mulheres acima de 40 anos e acima de 35 anos, com histórico da doença na família, devem realizar o exame de mama. E estas ações como o Outubro Rosa são importantes para incentivar a prevenção”, comenta o secretário de Saúde, Filemon Silvano.
O secretário ressalta que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. “Mas muitas pacientes, por medo ou desconhecimento, preferem não falar no assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal incurável e inevitável. O câncer de mama apresenta sintomas e sinais em seu estágio inicial e se descobertos cedo, pode ser tratado a tempo”, orienta.
Saúde de Rio das Pedras tem programação especial no Outubro Rosa
8 de outubro de 2020