O tratamento contra o câncer está cada vez mais moderno e avançado, por isso o HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) busca constantemente acompanhar essa evolução. Esse mês começou a operar no Ceon (Centro de Oncologia) do HFC o novo acelerador linear, da marca Varian, modelo Clinac iX Silhouette, para tratamento dos pacientes oncológicos do Centro de Oncologia. “Nossa missão é acompanhar a tecnologia e buscar equipamentos que ofereçam mais assertividade no tratamento e rápida recuperação dos pacientes”, disse o presidente do HFC, José Coral.
Esse equipamento é utilizado em uma modalidade do tratamento de câncer, que é a radioterapia. O novo acelerador oferece técnicas de tratamento com maior precisão de posicionamento, menor dose de radiação, feixe mais colimado, proporcionando maior segurança e um tratamento mais eficaz aos pacientes, o que possibilita técnicas sofisticadas de radioterapia modulada pela intensidade. “A tecnologia Multi-Leaf (colimador de múltiplas folhas) significa que as lâminas Multi-Leaf se movimentam, o que viabiliza aumentar a dose de radiação no tumor sem afetar os tecidos sadios, oferecendo uma enorme precisão, tornando o tratamento contra o câncer mais rápido e com menos efeitos colaterais”, explica a supervisora de Enfermagem do Ceon, Carla Milani.
Antes do funcionamento do novo acelerador linear, o equipamento foi instalado em uma sala estruturada. Foram necessários vários testes de calibração e controle de qualidade. Somente agora o equipamento passou a ser usado no tratamento dos pacientes. Hoje são realizadas em média 1.723 radioterapias no HFC por mês no Ceon.
PRONON
O novo acelerador custou R$ 3.7 milhões. O equipamento foi adquirido por meio de convênio com o Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no setor da oncologia.