Empresas, associações e instituições se unem em prol da economia local

Fernando Bera é chef e proprietário do restaurante Capitão Gancho – Crédito: Divulgação

Incentivar o consumo de pequenos produtores e comprar no comércio local são alternativas que muitas empresas, associações de classes e instituições tem apoiado para o enfrentamento da crise causada por conta da pandemia do coronavírus e diminuir os efeitos negativos da economia. Campanhas como “Eu Coopero com a Economia Local”, da Sicredi; e “Conheça Quem Faz”, da rede de restaurantes Outback Steakhouse, visam estimular desenvolvimento econômico por meio do apoio aos pequenos empreendedores e incentivar pequenos negócios. Já a empresa de eventos da Addora Assessoria criou o Clube da Economia.
Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Brasil conta com 17,7 milhões empreendimentos de pequeno porte e desse número, pelo menos 13 milhões já foram fortemente impactados. Em Piracicaba, essas iniciativas têm surtido efeito e conquistado cada vez mais adeptos, inclusive com a criação do Clube da Economia, uma cooperação entre 11 empresas da cidade que oferecem descontos e vantagens para os clientes que aderirem a plataforma digital e, assim, ajudam a movimentar o comércio local.
A plataforma opera somente no Instagram (@clubedaeconomia) e o canal oferece e anuncia descontos, promoções e vantagens. “O Clube da Economia é como uma mídia cooperada e de custo acessível. A ideia é oferecermos descontos para os clientes e oportunidades de vendas aos parceiros”, explica a idealizadora Luciana Paula, da Addora Assessoria & Eventos. “O perfil funciona como um canal de vantagens e criar uma ponte entre o lojista e o consumidor, mas sem nenhuma burocracia. Proporcionando um ambiente positivo e direto na ação de compra e venda”, completa.
“O impacto da pandemia do coronavírus na economia vem sendo sentido no mundo todo e aqui em Piracicaba não está sendo diferente. O que tempos que fazer é nos unirmos e criamos ações criativas que amenizem os efeitos, nos adequando à essa nova realidade e o Clube da Economia é uma forma de contribuir para que o consumidor apoie o comércio local”, afirma Fernando Bera, o chef e proprietário do restaurante Capitão Gancho.
INSTAGRAM

O Outback Steakhouse também está usando seu perfil oficial no Instagram para dar visibilidade ao trabalho de pequenos empreendedores. Com quase 2 milhões de seguidores na rede social, o restaurante promete ser uma vitrine para trabalhos de artesãos de todo o País. Dando continuidade aos incentivos que vem realizando desde o início do ano, a marca inicia a divulgação do trabalho de profissionais que, literalmente, colocam a mão na massa, através das suas redes sociais.
“O Instagram do Outback é uma vitrine com quase 2 milhões de pessoas, então, por que não apresentar trabalhos incríveis e dar visibilidade para quem precisa? Temos total consciência que o período é delicado e queremos ajudar essas pessoas a alavancarem ainda mais seus negócios. Sabemos da importância que os pequenos produtores têm em nossa sociedade, porque além de expandir ainda mais a cultura do nosso País, eles também movimentam a economia, assim como as grandes empresas”, comenta Renata Lamarco, diretora de Marketing do Outback Brasil.
A ideia da Steakhouse é que através do @OutbackBrasil, perfil oficial da rede de restaurantes no Instagram, os trabalhos dos pequenos produtores ganhem visibilidade e sejam valorizados. As artes são feitas à mão e utilizam materiais que variam desde cerâmica até madeira, em diferentes peças, como pratos a tábuas e serão utilizadas nos editoriais de fotos de pratos do Outback, que serão publicadas nas redes. Na região, o Outback possui três unidades em Campinas, nos shoppings Iguatemi, Parque D. Pedro e Galleria, e uma em Piracicaba, no Shopping Piracicaba.
SICREDI 

Para reforçar a importância dos pequenos empreendedores e do cooperativismo como motores da economia brasileira, o Sicredi lançou em todo o Brasil a Campanha “Eu Coopero com a Economia Local”, que busca estimular desenvolvimento econômico por meio do apoio aos empreendedores locais. Por meio de iniciativas de comunicação e a aplicação de um selo que destaca empresas e consumidores engajados na causa, o Sicredi busca estimular o consumo e o desenvolvimento econômico local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima