Curta-metragem rodado na pandemia leva prêmio em festival na Eslováquia

Processo de produção do curta metragem – Crédito: Maycon Barbon

O curta-metragem A Fantástica Fábrica de Sonhos foi anunciado, nessa quarta-feira (30), como o vencedor do prêmio de melhor trailer do Kosice International Monthly Film Festival, que acontece na Eslováquia. Escrito e rodado durante a pandemia da Covid-19, o filme aborda as reflexões de uma mulher em isolamento – interpretada por Vanessa Bonandi – sobre dos impactos da tecnologia e das pressões geradas por suas decisões ao longo da vida.
Com direção de Mario Bregieira e roteiro de Maurício Pinheiro, ambos piracicabanos, as cenas foram gravadas na cidade de São Pedro (SP) em dois dias. “É uma alegria muito grande, porque é um festival internacional com filmes de várias culturas diferentes, vários estilos de direção. Nosso curta foi um mix da estética do cinema americano com o cinema brasileiro”, afirma o diretor Bregieira, graduado em Cinema e Audiovisual na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e que atualmente trabalha como ator na TV Record.
Bregieira aguarda a retomada das filmagens pós-pandemia da novela Gênesis, da TV Record, que passou inclusive por Marrocos. Na universidade piracicabana, Bregieira conheceu o roteirista Mauricio Pinheiro. “Entrei em contato com o Mauricio, falei sobre a ideia de fazermos um filme com apenas uma locação, uma atriz, com orçamento baixo, já que não temos patrocínio e nem fomos contemplados com leis de incentivo fiscal”, detalha. O roteiro ficou pronto em três dias. “Aí, eu chamei grandes profissionais de Piracicaba e São Pedro que toparam a empreitada”, completa Mario Bregieira.
ROTEIRO

Confinada em uma casa, Estela decide preparar uma receita de um sonho, que pode saciar seu vazio existencial, enquanto desmonta a fantástica fábrica de sonhos que modelou suas escolhas e a sua vida. “Durante a pandemia aumentaram os casos de depressão e suicídio. Eu queria falar sobre isso, pra conscientizar as pessoas. É um assunto que precisa ser debatido”, opina o diretor.
“Ele me chamou e falou ‘tenho uma câmera e uma atriz. Queria um roteiro sobre este momento de isolamento’”, lembra Pinheiro. Apesar de ter escrito outros roteiros, pela primeira vez, por conta da pandemia, conseguiu acompanhar todo o processo de produção do filme. O profissional comemora o prêmio conquistado na Eslováquia. “Estou feliz só pelo fato de ter conseguido fazer uma história escrita deste lado do oceano e ter despertado a curiosidade em pessoas do lado de lá”, ressalta.
INGLATERRA E EUA 

O curta dos piracicabanos também concorre a prêmios em festivais em Londres (Inglaterra) e Hollywood (EUA) e está inscrito em eventos cujas seleções oficiais ainda não foram divulgadas. Uma das grandes expectativas é quanto à possível seleção para o Rio WebFest, considerado o maior festival de webséries do mundo. “A seleção oficial sai em outubro e a gente está na expectativa de entrar em várias categorias do Rio WebFest, que acontece em novembro”, completa Bregieira. “É difícil para um festival premiar um filme de outro país, quando não tem uma categoria específica para isto. Quando você premia um filme, você não está valorizando apenas a obra. Está valorizando toda uma cadeia de produção, e é fundamental este estímulo para a produção local”, diz o roteirista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima