Osvaldo Elias de Almeida
Ao olhar para o mundo ao redor vemos que a religião desempenha um papel bastante significativo na vida social e política de todas as partes do globo, tal papel tem íntima sintonia com a liberdade, razão pela qual emerge a questão fundamental da cultura da paz em função da vida.
Uma Cultura de Paz e de Liberdade de Crença está diretamente ligada ao respeito pelas pessoas que têm pontos de vista diferentes do nosso; o que não significa necessariamente o desaparecimento das diferenças e das contradições, ou que não importa no que você acredita – se é que acredita em alguma coisa – o respeito pela vida religiosa dos outros, por suas opiniões e seus pontos de vista, é um pré-requisito para a coexistência humana. Isto não significa que devemos aceitar tudo como igualmente correto, mas que cada um/a tem o direito de ser respeitado/a em seus pontos de vista, desde que estes não violem os direitos humanos básicos. (Gaarder, Notaker e Hellern. O Livro das Religiões. Cia. das Letras, 2001, pp. 14-15).
Há um cenário, “único promissor e de perspectivas que consiste numa posição crítico-construtiva. Conjuga-se a busca de clareza sobre os valores fundamentais e identificadores da vida religiosa, através de uma autocrítica provocada pelas novas realidades e por uma posição de liberdade criativa diante das provocações destas mesmas realidades. Articula identidade com alteridade. Não se renuncia à identidade da vida religiosa nem se fecha à alteridade da situação. Mais. A identidade não é concebida como algo fixo, dado a priori, mas crítico-construtivamente em relação à história passada e face à novidade do presente”. (J.B. Libanio. A vida religiosa na crise da modernidade brasileira. Publicações CRB/1995 e Edições Loyola, 1995, p. 48).
Diante dessa evidência a Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba, Estado de São Paulo aprovou Projeto de autoria do Vereador José Marcos Abdala e promulgou o Decreto Legislativo nº 20/20, de 12 de agosto de 2020, ,Art. 1º: Fica instituído, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, o Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença com a finalidade essencial de promover a implantação de políticas de enfrentamento e combate à intolerância religiosa e de difusão da cultura de paz.
A concórdia entre as religiões é condição prévia para a paz entre as nações. (Hans küng, 1999) um diálogo e um crescente entendimento entre as mesmas, cuja finalidade seja encontrar os antagonismos e os paralelismos, as divergências e as convergências é caminho para a construção de uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença.
_____
Rev. Osvaldo Elias de Almeida, membro do Fórum Permanente Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença de Piracicaba-SP