Refletir sem ser espelho

Walter Naime

 

A reflexão da luz é um fenômeno da física em que um raio de luz que caminha em linha “reta”, incide numa superfície plana, reflete e toma direção específica de acordo com seu grau de incidência.

Já a refração acontece quando esse mesmo raio de luz sai de um meio e entra em outro sofrendo uma refração na direção de acordo com o seu grau de incidência e da qualidade do material atravessado. Ele entra em um lado e sai do outro.

Com a reflexão da luz em superfície dura e refletiva acontece o fenômeno que é chamado de espelho, que pode ser plano, côncavo e convexo.

Em todos esses casos o bater e voltar e o bater e atravessar, é o que caracteriza o cenário.

Um grande número de pessoas já experimentou essa sensação quando numa visita aos parques de diversão ou museus ao ficar diante de espelhos planos, côncavos ou convexos e tiveram como resultado a sua imagem normal no espelho plano, a imagem deformada e gorda no espelho convexo e a imagem deformada magra no espelho côncavo. Tudo ali naquele momento é para provocar risos e gargalhadas.

Já na reflexão mental o fenômeno do pensamento acontece mais pela refração, incidindo o cérebro com conhecimentos cognitivos, que são transformados em linguagem resultando no que podemos chamar de resultados refletidos.

Esse processo de entrada e saída de alguma coisa em outra sofre alterações e julgamentos e é chamado de “reflexão”.

Assim no decorrer dos tempos esse processo vem se repetindo, por uma necessidade de errar menos e se depurou nas experiências da sabedoria acumulada. Refletir, refletir e refletir, nunca é demais, pois com vontade se chega onde se deseja.

Tudo o que até agora o homem formou durante os tempos memoráveis são frutos da reflexão mental, que mais é uma refração do que reflexão admitindo o conceito baseado na luz.

Numa época de grandes desencantos, como é o que estamos vivendo diante de tantas incertezas que se apresentaram no caminho da existência humana nunca foi tão necessário refletir, com bases nas sustentações materiais, mentais e espirituais para podermos vencer e sobreviver à tantas dúvidas e fake news, que jorram dos mananciais da ignorância e da maldade.

O que está acontecendo, talvez seja a procura da verdade e quanto mais adentramos a esse universo, a sua grandeza dentro da nossa pequenez nos assustam e ao mesmo tempo nos confortam, ao podermos encontrar a humildade para acalentar o convívio com os nossos pares.

A reflexão constitui uma das melhores armas para harmonizar o campo mental com o mundo das posses materiais, pois reforça a resistência que o nosso “fio da vida” nos mantém atrelados à caminhada, mesmo não enxergando uma luz no fim do túnel mas acreditando que ela está lá!

Na escuridão a que nos propomos continuar sabe se que as estrelas continuarão a brilhar hoje, pois ainda as vemos apesar de terem se apagado a milhões de anos atrás, restando a lembrança consciente da sua existência.

La nave vá. Vamos seguir em frente, pois o homem tem “brilho próprio por ter reflexos divinos”.

________

Walter Naime,  Arquiteto-urbanista e Empresário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima