Alvaro Vargas
Todas as correntes religiosas condenam o suicídio. As consequências para quem pratica esse ato, são apresentadas de diferentes formas, dependendo da religião. No cristianismo, é adotado o sexto mandamento do decálogo de Moisés (não matar); e o suicídio é um assassinato, em que o criminoso é a própria vítima. Para a igreja católica romana, no passado, a interpretação era de que a alma do suicida iria para o inferno, mas nas últimas décadas, teólogos tem sugerido a possibilidade do purgatório. Mas não esclarecem quem teria esse destino, nem quanto tempo permaneceriam nesse local, até o “resgate” para o paraíso. O protestantismo é mais radical nessa interpretação, pois não admite a existência do purgatório; portanto, os suicidas estão condenados ao fogo eterno. Essa é a mesma interpretação no Islamismo: “a quem praticar o suicídio com injustiça e iniquidade fá-lo-emos consumir no fogo. Isso é fácil para Deus” (Alcorão 4:30).
Mesmo o Alcorão representando um avanço no aspecto de religiosidade para as regiões onde se estabeleceu o islamismo, o mesmo tem permitido interpretações equivocadas acerca do suicídio; criou-se no passado, a concepção de que os mártires (que perderam a vida em combate em defesa dessa religião), vão para o paraíso. Essa visão de “martírio” para alcançar o paraíso (Alcorão 3:169-171) serviu aos propósitos expansionistas do islamismo, pois os combatentes aspirando a serem mártires, tornaram-se instrumentos de guerra, importante no aspecto de dominação de outras nações (ex.: expansão do império otomano). Entretanto, a interpretação atual sobre o “martírio” no Islã refere-se a uma conduta que leve a transformação moral do indivíduo. Exceção é feita por uma minoria de religiosos fanáticos, que manipulam esse conceito, induzindo indivíduos despreparados, iludindo-os para se tornarem mártires, através de ataques terroristas (homem bomba). A possibilidade de irem, imediatamente, para o paraíso do Islã, encontrarem-se com as 72 virgens (Alcorão, 56:12-40), é um argumento forte para quem se encontra suscetível a essa “lavagem cerebral”. Evidentemente, esse ato de violência é condenado de forma veemente pelas lideranças religiosas do mundo islâmico.
Existem muitas causas que provocam o suicídio, inclusive a depressão; condenar alguém às incertezas de um purgatório ou ao inferno eterno é uma falta de caridade. Embora o Espiritismo condene o suicídio, difere quando ao destino da alma que provocou esse crime. Compreende a bondade ilimitada de nosso Criador, esclarecendo que não existem pecados sem remissão. Fomos criados à “semelhança” de Deus, e o nosso destino é sermos espíritos puros, através das reencarnações, que são necessárias para evoluirmos. Mesmo caracterizado como um ato criminoso, perante as leis divinas, o suicida, conseguirá, superar as consequências de seu ato tresloucado, e ser feliz (evoluindo através das reencarnações). Geralmente, fica confinado nas regiões purgatoriais do umbral, o tempo que teria de vida restante aqui na Terra. Permanece, nesse local, drenando os fluidos vitais, que lhe permitiram manter a “animação” do corpo físico; ao se exaurirem, o espírito suicida pode ser conduzido para as cidades organizadas do mundo espiritual. Quando necessário, são submetidos a cirurgias de restauração dos órgãos do perispírito que foram afetados, restituindo o equilíbrio. Mas para completar o processo de recuperação, é necessária uma ou mais reencarnações. As “mutilações” do perispírito (provocadas pelo ato suicida), são transferidas do perispírito, para o corpo físico, gerando as lesões que podem se expressar através das cardiopatias, úlceras, idiotia etc., dependendo do órgão lesionado. Ademais, confirmando o amor de Deus com todos os seus filhos, o suicida conseguirá a cura completa, e com a experiência adquirida, terá maior fortaleza moral de modo a evitar que recalcitre novamente nesse crime.
_____
Álvaro Vargas, engenheiro agrônomo, Ph.D., presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita
Obrigada pela clara explanzçao
De tudo que eu li a respeito, não se tem uma confirmação concreta do ato do suicídio.
Eu tenho vontade de me matar , mais ir para o inferno….?
Gustavo, tudo bem com vc? Se que já tem um tempo que escreveu, e espero de coraçao que tenha superado suas emoçoes avassaladoras. Vou contar a minha historia:
Eu tive um grande amor. Ele era incrível, mas ele n conseguiu se reerguer da depressao e da sua baixa estima. Quem o conhecia, nem imaginava a palavra depressao. Era aparentemente alegre e divertidissimo. Super sentimental e um musico muito sensivel. Se deixou levar pela crença de que n era importante para ninguem nessa vida. Um certo dia, o vi orando e logo depois se jogando pela janela. O vi la de cima, do terceiro andar. Minha vida girou naquele momento. Sinto tanto a sua falta que doi. No seu enterro, pude enxergar quanto amor ele nao enxergou e deixou para tras. Deixou sua familia, filhos e algumas dezenas de amigos desesperados e sugados pela dor. E eu, que sempre o vou amar, estou tendo que seguir minha vida tentando ser melhor e melhor que ontem. MAS, ele estava errado. Nao estava sozinho e era muito amado. Senti de te pedir que nao faça isso. Temos seres encarnados e desencarnados que nos amam e querem bem. Deus vai te dar forças para superar todos os obstaculos. Acredite. Nao cause dor a seu espirito e as pessoas que ama. Fica com Deus.
Pelo menos é quentin.. Se for pensar nao é taaaaao ruim.
Obs; penso nisso toda hora.
No caso quem pratica o suicídio fica confinado no umbral até o tempo de vida restante que teria na terra (em seu corpo físico), no entanto quando ele voltar a reencarnasse ele voltaria com sequelas do suicídio que praticou na vida anterior? Para aprender dessa forma a dar mais valor para a vida?
Gratidão.
A oração dos encarnados influiria em nosso ente querido que suicidou-se?
Sim está correta cara amiga
Tenho muita tendência ao suicídio . Sonhos, pensamentos, visão.
Tenho 60 anos e tenho sonhos com uma arma apontada para a minha cabeça.
Fico negociando minha vida comigo, e alguns momentos me sinto um cocarde por não ter coragem de não consumir o fato.
Vamos testar os vários cenários
Acho um absurdo falar que quem se mata sofrer desse jeito depois da morte. Já nascemos sem pedir, sem querer, já vivemos uma vida que não queremos, por que somos obrigados a permanecer vivos?!
Se Deus existe, ele terá piedade de quem sofre e quer dar fim a própria vida, eu acredito que quem se mata, reencarna, pra viver novamente. Só isso.
Morre, passa pelos processos da vida após a morte, como qualquer um e reencarna.
Deus é bom.
Oi Milena, desculpe-me, mas vc dizer que não pediu para nascer? Vc concorreu com 999 espermatozoide e vc conseguiu se fecundar.Nao foi sua mãe ou seu pai que te escolheram e sim, vc mesma!
Oi Milena eu estou muito tristes deprimida. Perdi uma pessoa que amava muito, meus filhos estão bem .com o pai .tenho medo. Mas não vejo naus futuro pra mim .tanto sofrimento. Será que vou pro inferno? Vc tb não saberá falar. Mas eu desisto.srja o que for. Não quero.msis viver.
Eu penso diariamente em me matar , jeitos mas ainda sou covarde.n qsuporto mais viver…ser um fardo ninguém vai sentir minha falta a não ser os meus animais de estimação Me ajudem por favor, como um amigo comentou ….eu tenho o direito d n querer mais viver.Se alguém puder me ajudar meu whatsapp é 51992060195 Tatiana
O comentário da Milena disse tudo.
Nascer sem pedir para nascer e viver uma vida que não se quer viver, já é uma constante punição.
Eu nasci em berço onde fui espancado a primeira vez com pedaço de pau aos 5 anos de idade… Uma mãe que nunca se importou comigo, era espancado por pai e por mãe. Nunca tive uma ajuda do meu pai, um policial louco possessivo que usa do poder publico contra as pessoas ao seu redor, como ele é policial se faz aos olhos dos outros, meu eu sei desde a infancia quem ele é… Um casal de loucos que mesmo Após 35 anos juntos brigam, minha mãe por interesse financeiro aceita tudo, nenhum familiar vem nos visitar pois meu pai afastou todos de nós…. E quem tenta influenciar a minha mãe a largar dele sofre ameaças ! Onde esta justiça ? Uma vez chamei a policia pra ele, quando a policia chegou eu que chamei a policia sai como culpado e recebi a queixa, pra vc poderem ver o absurdo. Penso todos os dias e matar ele e depois matar, de alguma forma ele tem que pagar o mau que fez pois ate com trafico ele já se envolveu… Eu serei crucificado pela midia, mas nao me importa depois de morto, pois só eu seu a vida que esse desgraçada me deu com tanta violencia… Nunca se importou em ver um caderno da escola mas bater na minha cara ele sempre soube… Ele vai pagar …
Leia o livro pronto socorro de Chico Xavier.
Sugiro a todos,nós todos precisamos de explicações pra sair de uma situação,se não tiver a explicação,ao menos o conforto do Espírito Santo,prometido por Jesus.O Evangelho de Jesus é o Consolador e temos inúmeras obras que nos ajudam a passar por essa terra.Livros: Pronto Socorro de Chico Xavier. Vivendo o Evangelho de André Luis.Justiça divina de Chico Xavier.leiam sempre TODOS OS DIAS essas obras e tenho certeza que vcs serão preenchidos pela graça de nosso Deus Pai,Filho e Espírito Santo.e Jesus vos auxiliará a passar por este mundão,pq só com Ele de mãos dadas é possível remediar o suicídio!O EVANGELHO de Jesus é sabedoria 💗
Perdi meu filho dia 27 do mês passado ele se suicidou estou sem chão não consigo entender fico me perguntando onde ele está neste momento gostaria muito de saber se ele está bem em um bom lugar
Se o céu é um lugar tão bom, porque Deus puniria uma pessoa que está sofrendo tanto se matar. Se Deus é só amor e misericordioso.