Valdiza Maria Capranico
Acompanhando, nesses últimos meses, o que ocorre com a Natureza, chegamos ao 21 de Setembro!
Dia da Árvore! E, ao ver tantos incêndios, tanta destruição, em todos os cantos do planeta, tristemente, chegamos à conclusão de quanto ele está fragilizado… cada dia mais…
E, como consequência, a Natureza toda está entrando em ritmo acelerado, de destruição…
A fauna silvestre, que se abriga, se protege, se alimenta das árvores, está se perdendo, junto com elas!
Não devemos esquecer que são os insetos, as aves, muitos animais que ao se alimentarem dos frutos das árvores, também polinizam suas flores e elas se transformam em frutos que nós precisamos para sobreviver.
O Homem, hoje, com toda tecnologia que criou, ainda não sabe, produzir seu próprio alimento! Não sabe transformar o solo em alimento… Só consegue, talvez melhorá-lo, colocando nele agrotóxicos, que, na melhor das hipóteses, estão nos envenenando aos poucos…
Mas, voltemos às árvores… elas nos fornecem muita coisa fantástica, que hoje a grande maioria das pessoas não vê…
É a sombra nos dias quentes do verão, é o abrigo, é a madeira usada para se construir tanta coisa! A proteção dos rios, lagos…
Precisamos muito da Natureza – somos partes dela também!
Se todos se conscientizassem de sua importância, talvez não estivéssemos vivendo nesse momento, um aquecimento global irrefreado.
Mas, voltando à Natureza: como viverão as aves, os animais silvestres, aquáticos, sem ela?
Onde veremos a fauna maravilhosa de nossas florestas? Em livros? Filmes?
É terrível, dói muito ver tudo isso se acabando em chamas… muitos voluntários, bombeiros, veterinários, tentando socorrer alguns, entre os milhares que estão morrendo queimados!!!
Lamentável que muita gente da cidade não goste de árvores em suas ruas…
Mas, nesse momento, o que mais precisamos é delas! Plantar árvores, aos milhares… espalhando sementes à beira dos córregos, rios, barrancos, ao lado das estradas, nas praças, nas chácaras, sítios, fazendas e quintais. É, no momento, o mais urgente que poderemos fazer.
Pensemos nisso; a destruição da Natureza, será a nossa também!
Vimos recente descoberta, que o planeta Vênus, já possuiu vida – e – ao que cientistas descobriram, provavelmente foi destruída pelo aquecimento global… o exemplo concreto aí está! Para quem quiser ver…
A Terra, essa formosa bolinha azul, perdida no Universo, solitária, é a única casa que temos.
Vamos cuidar melhor dela – quem sabe, as próximas gerações poderão usufruir de uma vida melhor, saudável, em harmonia com a Natureza.
Será isso ou…???
Que nosso Deus, criador de todas as coisas, nos ilumine, inspire…
_________
Valdiza Maria Capranico, presidente do IHGP, bióloga aposentada