A Prefeitura de Rio das Pedras assinou o contrato convênio para construir uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade pelo programa Desenvolve SP. Foram R$ 5 milhões de reais financiados pelo Governos do Estado e município irá dar de contrapartida R$ 1,7 milhão para realizar está construção. Com o prazo de finalização da obra em 12 meses, essa execução irá cumprir com Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA).
“Está obra é a muito impactante para cidade, pois nunca desde a criação do município tivemos o esgoto tratado, temos o dever de garantir tratamento de esgoto e abastecimento de água a todos os riopedrenses e buscamos sempre investimentos para colocar em prática projetos que contribuem para a evolução do nosso trabalho. A conquista deste desta estação de tratamento de esgoto é uma grande vitória para nossa cidade”, explica o presidente do Serviço de Autônomo de Água e Esgoto da cidade – SAAE, Davi Gonçalves.
Projetada para tratar o esgoto doméstico de 50 mil habitantes, a Estação de Tratamento de Esgoto do município irá atingir mais do que 100% da água tratada, sempre pensando no futuro e na expansão de Rio das Pedras, a prefeitura está projetando a expansão do município.
O secretário de Meio Ambiente, Murilo Merloto, comemorou a construção da Estação. “estão sendo aplicadas multas diárias por não realizar o serviço de tratamento de esgoto, o que também gerou prejuízos graves em nosso ribeirão Tijuco Preto. Fico muito satisfeito com essa realização, é uma vitória para os rio-pedrenses essa conquista do saneamento básico de 100%.
Essa é uma vitória social e saúde para todo cidade. Este empreendimento vai colocar nossa cidade no nível de outras municípios que já tem o saneamento funcionando. “Fazemos parte das bacias do Rios Piracicaba, Capivari e Rio das Pedras do PCJ, temos expectativas de melhorar nossa cidade em todos os sentidos, finaliza.
A qualidade de vida e as condições higiênicas melhoram nas áreas onde o sistema opera com o descarte correto do esgoto. O sistema de tratamento de efluentes fornece uma maneira mais saudável e apropriada de gerenciar os resíduos de hotéis, condomínios residenciais e indústrias, comenta Merloto.
Além dessa construção da estação de saneamento, a prefeitura através do SAAE irá mapear todos os pontos de vazamentos do município, o que irá ajudar a reduzir o desperdício de água.
Davi Gonçalves, afirmou que “o valor disponibilizado foi liberado mediante apresentação de documentos comprobatórios dos investimentos, o que foi apresentado pelos gestores da atual administração. Todo o registro documental encontra-se em procedimento administrativo próprio”, informou.
Para o secretário de Administração e Recursos Humanos, Daniel Gonçalves, “é uma obra esperada há muitos anos e que vai permitir o tratamento pra toda a cidade. Com isso, conseguiremos ampliar o nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é levado em conta pelas empresas que buscam o interior para fazer investimentos”, disse.
Prefeitura de Rio das Pedras assina convênio para tratamento de esgoto
10 de setembro de 2020