Barjas Negri
Dentro da política de incentivo à construção de moradias populares, a Prefeitura aprovou a construção do núcleo habitacional Santa Clara, com 477 casas, ao lado dos bairros Santa Fé e Novo Horizonte. São casas populares do programa federal Minha Casa Minha Vida, com subsídios do governo federal, dentro da faixa um e meio, construído e implantado pela Construtora Vitta.
De acordo com a legislação urbana em vigor, o núcleo tem toda a infraestrutura urbana, como rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto, rede de energia elétrica, iluminação pública, drenagem, guias e sarjetas, e pavimentação asfáltica, evitando os transtornos trazidos pelos loteamentos e núcleos habitacionais implantados nos anos 1970 a 1990, que recebiam parcialmente essas benfeitorias, para desconforto de seus moradores.
Nesse novo bairro não foi necessário, pelo menos por enquanto, a construção de equipamentos sociais, uma vez que a infraestrutura social implantada nos bairros Santa Fé e Novo Horizonte é capaz de atender as primeiras demandas, em especial na saúde e educação.
O Centro de Referência em Atenção Básica de Saúde – CRAB do Novo Horizonte foi programado para atender toda a população do Novo Horizonte, Santa Fé, Kobait Líbano e Parque do Sabiá e, agora, também do Santa Clara. O CRAB está passando por uma reforma e adaptação, visando melhorar e ampliar o atendimento médico nas especialidades ginecologia, obstetrícia, pediatria e clínica geral. Por sua vez, a Unidade de Saúde da Família do Santa Fé tem estrutura e capacidade operacional para atender os novos moradores do Santa Clara. Para isso, já começaram a ser feito o cadastramento dos novos usuários para o seu atendimento.
Na educação, o Novo Horizonte – implantado no início dos anos 1980, só conquistou anos mais tarde a EE Francisco Mariano da Costa e a EMEI/Creche Nélio Ferraz de Arruda. Foi com a implantação do Santa Fé, na segunda metade dos anos 2000, que a Prefeitura – em nossa gestão – construiu e implantou três novas escolas: 1. EMEI/Creche Juliana Dedini Ometto, em parceria com o Grupo Dedini, 2. A EMEF Ida Francez Lombardi e 3. A EE Dom Eduardo M. Koiak, além de um Centro de Educação Digital, com computadores, internet e orientadores para jovens e adultos. Essa rede de escolas públicas está apta a receber os alunos que residem no Santa Clara.
No decorrer do tempo, o Santa Clara poderá receber investimentos na área de lazer, como campo de areia, parquinho infantil e academia ao ar livre, como ocorre em mais de uma centena de bairros da cidade.
Desejamos aos moradores do Santa Clara muito sucesso e organização em suas novas moradias, que são casas próprias com prestações inferiores ao que se pagava de aluguel. Essa economia no orçamento familiar vai permitir realizar melhorias em suas casas como a construção de muros e garagens. Parabéns a todos.
———
Barjas Negri, economista, prefeito de Piracicaba