Vitor Pires Vencovsky
No próximo dia 15 de setembro serão comemorados os 130 anos de nascimento do piracicabano Thales Castanho de Andrade. É uma data a ser relembrada e comemorada pela grande contribuição que esse educador representou para o desenvolvimento da literatura brasileira.
Foi um dos pioneiros da literatura infantil, principalmente à relacionada ao tema ecologia. Estava muito adiantado para a sua época, pois priorizava em suas publicações a importância do uso adequado dos recursos da natureza para evitar o desequilíbrio dos ecossistemas.
Sua obra literária, composta por quase 50 publicações, foi desenvolvida numa época em que o país era uma sociedade agrícola ou agroexportadora, portanto, o ensino rural era fundamental para atender os filhos dos agricultores. Suas publicações destacavam que a preservação do Meio Ambiente era condição fundamental para a manutenção da produção agrícola. Seu livro O Fim do Mundo é o único que não tem um final feliz, pois o mundo chega ao seu final justamente pela não manutenção do equilíbrio do sistema natural.
Thales Castanho de Andrade atuou por 31 anos como educador, 4 anos e meio como assistente técnico do ensino rural e 7 anos e meio na Diretoria Geral de Educação do Estado de São Paulo, sendo um de seus diretores. O trabalho de sua vida reforça a importância de realizar uma educação básica fundamentada e de qualidade, cujos investimentos são os mais acertados para garantir o futuro dos cidadãos.
Saudade, escrito em 1917, foi seu livro mais famoso, utilizado amplamente nas escolas na formação do ensino fundamental. O sucesso dessa publicação rendeu inúmeros elogias à época: “Saudade fica sendo, de agora em diante, indiscutivelmente o padrão da nossa literatura didática” (Sud Mennucci); “No Brasil, país essencialmente agrícola, o Saudade é o livro ideal”; “No Estado de São Paulo, terra da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, o Saudade é o livro obrigatório”; “Em um programa de ruralização do ensino, Saudade é o livro dos livros”.
A data natalícia de Thales, considerado a maior criança-grande do Brasil, será comemorada no mês de setembro com diversos eventos organizados pela Academia Piracicabana de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. No dia 15 será o relançamento do site www.thalesdeandrade.com.br, que contém grande acervo de documentos, fotos e publicações. De Piracicaba para todos os cantos do Brasil, Thales Castanho de Andrade continua sendo uma referência na literatura infantil-ambiental.
———
Vitor Pires Vencovsky, engenheiro, professor, presidente da Academia Piracicabana de Letras (APL)