Praça José Bonifácio revitalizada

José Otávio Menten

A história da Praça José Bonifácio é de grande valia para população piracicabana e, ao longo de décadas, esse espaço público sofreu grandes modificações e já não possui o seu traçado original, tampouco suas fontes originais. Vale lembrar aqui que a fonte que foi demolida não era — e nunca foi — considerada patrimônio cultural de relevância histórica, uma vez que não se tratava de patrimônio tombado.
O termo “reforma” é bem amplo e pode abranger desde pequenas modificações até grandiosas reformulações de espaços. Colocando em pauta a reforma da praça central, podemos dizer que as alterações propostas levaram em conta os conceitos de desenho universal.
Um dos problemas observados na Praça José Bonifácio foi ausência de acessibilidade. As pessoas portadoras de necessidades especiais não conseguiam se locomover com segurança e autonomia pelo local. Portanto, uma das primeiras questões a serem resolvidas foi justamente a acessibilidade. Pensando na mobilidade, houve o reparo do piso hidráulico, a instalação de piso podotatil – do ponto de ônibus da rua XV de Novembro até a calçada do Poupatempo – e a implantação de lombadas elevadas.
Ainda neste tema, optou-se por deixar o espaço destinado às crianças, inclusivo. Desta forma, houve a demolição parcial de um dos canteiros para facilitar o acesso e foram instalados brinquedos que promovem a inclusão social. O piso proposto para o local atendeu as normas estabelecidas pela NBR 16071-3. Também foram executadas outras ações pontuais, como o aprimoramento da iluminação, o reparo das muretas dos canteiros e a substituição de portas dos banheiros e almoxarifado. O projeto foi amplamente discutido com a sociedade, envolvendo reuniões com diversas entidades e especialistas.
Pensando em mudar a paisagem urbana e proporcionar o lazer contemplativo, o paisagismo foi executado para humanizar o espaço público, pois as plantas ornamentais e a arborização urbana beneficiam o conforto térmico e causam sensação de bem estar à população. Vale lembrar que a beleza de um jardim vem com o tempo e depende de fatores externos, como clima, temperatura, umidade relativa do ar e os cuidados de um jardineiro. Também devemos levar em consideração o desenvolvimento de cada espécie, que varia de uma para outra. As intervenções realizadas na praça central consideraram a ocupação do espaço como palco de manifestações, de eventos culturais, gastronômicos, sociais e contemplativos. Logo, o que se propôs foi melhorar o espaço público sem modificar o seu uso.
_____
José Otávio Menten, secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima